Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 5 de abril de 2016
ENTREVISTA - Jesus Buzzo, de Olímpia: "O poder é do Servidor. O sindicalista tem obrigação de saber disso"

O líder é um dos grandes parceiros da Federação em projetos na região, mobilizações e luta pelo funcionalismo

Chegamos a entrevista de número 58 da nossa série. Estamos felizes em compartilhar com cada um dos nossos leitores um pouco da vida dos dirigentes participantes do quadro de filiados da Federação. Toda terça trazemos um bate-papo inédito cheio de experiências que podem e devem ser compartilhadas com os companheiros.

Essa semana nós conversamos com Jesus Buzzo, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia. Ele está à frente do Sindicato desde sua fundação, em 2009. É casado, pai de dois filhos e já tem uma neta. Seu cargo na Administração é Técnico Administrativo I, sendo Servidor público da cidade desde 1982. CONFIRA NOSSA CONVERSA!

Jesus Buzzo é Servidor há 34 anos. Casado,
pai de dois filhos e uma neta, ele administra
o Sindicato de Olímpia desde sua fundação
1) O que te motivou a fundar o Sindicato?
Observava muitas injustiças dentro do funcionalismo. Nunca fui aquela pessoa de assistir as coisas erradas e ficar calado. Sempre reclamei para as lideranças, mas nada era feito. Nesse momento eu vi que faltava representatividade para o trabalhador. Reuni um grupo de pessoas com o mesmo ideal para defender a categoria e fundamos em 2009 o Sindicato.

2) Pode dar exemplos dessas injustiças?
A mais alarmante era na parte financeira. A Prefeitura simplesmente só reajustava os salários dos cargos de chefia. Simples assim. Vários trabalhadores eram promovidos para outros cargos sem merecimento, mas por questões políticas. Nossa primeira ação foi combater essa prática até extingui-la e posso afirmar que nosso trabalho foi eficaz e deu resultados positivos.

3) Como foi o início das negociações?
Aconteceu de forma muito tranquila. Claro que sempre há momentos em que as ideias não batem, mas para isso existe o diálogo e o bom senso. Nossas conversas evoluíram de forma natural graças aos argumentos que levamos para as negociações. Os resultados podem ser acompanhados por todos através dos ganhos obtidos para o funcionalismo desde 2009.

4) Quais exemplos de ganhos para a categoria?
Nosso maior orgulho é sempre ter conseguido reajustes salariais acima da inflação, ou seja, desde o início das nossas atividades o trabalhador conta com aumento real em seus salários. Em 2016, a grande maioria dos cargos irá obter um reajuste de 15% nos salários, fora os repasses que serão feitos também em outros benefícios, como o auxílio-alimentação.

O dirigente tem um bom relacionamento com sindicalistas da região. Ele é presença certa em cursos e eventos

5) O que mudou para o trabalhador nos últimos anos?
Todo sindicalista fala, mas não é demais repetir, esse é um trabalho de formiguinha. Aos poucos vamos conquistando mais benefícios para a categoria. Conseguimos nesse pouco tempo de Sindicato, a instituição do auxílio-alimentação e a criação do abono assiduidade no valor de R$ 50,00. Esses benefícios, na prática, representam mais dinheiro no bolso do sevidor.

6) E como tem sido o envolvimento do trabalhador na causa?
Na última assembleia tivemos a participação de mais de 400 Servidores. Um recorde em toda nossa história. A aproximação dos companheiros ao Sindicato é fundamental, afinal o poder é deles. São eles que escolhem e definem o próprio futuro. Somos somente a parte técnica e representativa, mas sem eles não somos nada. Todo dirigente tem obrigação de saber disso.

7) Quais as vantagens oferecidas pela sua entidade para os sócios?
Temos dois convênios médicos e dois odontológicos para escolha dos associados. Ele poderá escolher aquele que atende melhor suas necessidades. Temos também parceria com uma operadora de cartão para compras através de consignado com desconto em folha. Atendimento jurídico trabalhista gratuito e parceria com Colônias de Férias em todo o País.

Federação deu todo suporte para a realização das eleições do Sindicato. Parceria tem sido benéfíca para ambos

8) O que sentiu ao ser reeleito?
Muita felicidade. O funcionalismo colocou nas urnas sua vontade e isso pra mim é o reflexo de um bom trabalho. Não somos perfeitos, mas nos esforçamos ao máximo para ser. Essa gestão tem tudo para ser ainda melhor que a anterior. Já começamos bem com a pauta financeira e queremos muito mais. Vamos visitar a base com muita frequência e saber o que o trabalhador espera de nós.

9) Compartilhe seus planos para o futuro.
Eu e toda equipe queremos garantir mais vantagens aos associados, mais benefícios para todos os trabalhadores e melhorar as condições de trabalho nos postos. Estamos com muitas ideias nesse novo mandato que começou em fevereiro deste ano, e tenho certeza de que contarei com o apoio de uma categoria atuante para conquistarmos grandes avanços.

10) Deixe uma mensagem para o trabalhador de Olímpia.

Não só uma mensagem, mas um agradecimento. Agradeço a cada um pelo comparecimento em nossa última assembleia. A Administração sabe que estamos unidos e isso é decisivo para que tenhamos nossos avanços. Estamos de portas abertas para recebê-los sempre, não só em assembleias, mas a qualquer momento. Não é demais repetir, por isso aqui vai de novo o meu muito obrigado, Servidor!

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Diretoria eleita em fevereiro de 2016 - muita luta para garantir avanços concretos para os Servidores de Olímpia

Confira mais notícias

 
F3 - Fesspmesp em 3 Minutos - Edição 18 destaca reajustes e greves no funcionalismo
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores