Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 3 de maio de 2016
ENTREVISTA - Alessandro Pollo, de Tanabi:
"Fui perseguido, mas sai vitorioso"

Alessandro, presidente do Sindicato dos Servidores de Tanabi, recebe Certidão Sindical do líder Aires Ribeiro

Alessandro José Pollo, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tanabi, é nosso entrevistado de hoje (3). Aos 42 anos, o dirigente sabe exatamente como responder ao assédio e perseguições de maus administradores. Quando entrou para o serviço público descobriu os desmandos e força do coronelismo implantados por certo prefeitos de cidades interioranas.

Nascido em São Carlos e criado em Santo André, Pollo trabalhou por muitos anos como motorista de carreta, rasgando as estradas do Brasil. Por ser muito bom de volante e possuir excelente comunicação, acabou se tornando instrutor de autoescola muito querido em toda a região.

Em 2004, já em Tanabi, lembrando os conselhos de sua mãe que também foi Servidora, resolveu seguir os passos da carreira pública e foi aprovado em concurso para o cargo de Motorista. Daí em diante começou a trilhar um caminho de muitas lutas e conquistas em prol da categoria. Atualmente, se formou em Administração Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Confira agora a entrevista com o dirigente.

Alessandro tem uma história de grandes
desafios e conquistas; não mede esforços
para defender os interesses dos Servidores
1) Alessandro nos conte um pouco sobre o início da sua carreira pública?
Minha referência como base sobre o funcionalismo partiu da minha mãe, pois em Santo André, cidade em que vivíamos, o Servidor era muito valorizado. Mas em Tanabi não era bem assim. Existia quase um Governo "militarista" e dono da situação. As dificuldades começaram a impactar negativamente no desempenho das funções dos trabalhadores.

2) E o que exatamente estava ocorrendo?
Em 2006, após intensos embates com um encarregado comissionado do almoxarifado, as coisas ficaram ainda pior. Essa pessoa plantou discórdia e colocou o antigo prefeito contra alguns trabalhadores. Além disso, por não aceitarmos participar do jogo político de manipulação do administrador em troca de uma gratificação, nos tornamos alvo ainda maiores.

3) Procuraram o Sindicato para combater abusos?

Sim, mas para nossa surpresa o então ex-presidente do Sindicato estava lotado em um cargo de comissão e em desvio de função na Prefeitura. Logo percebemos que ali não era uma entidade séria e não teríamos nenhuma guarida na luta. Foi então que alguns diretores, sabendo da eleição que estava por ocorrer na entidade, me convidaram para compor a chapa 2. Aceitei de pronto devido a um pequeno conhecimento adquirido como presidente de Grêmio Estudantil na cidade de Santo André, anos antes desses fatos.

4) O processo eleitoral foi tranquilo?
A eleição estava marcada e protocolamos a inscrição de nossa chapa com alguns requintes de boicote, pois pressionaram alguns Servidores a saírem da chapa e tivemos de correr contra o tempo para suprir tais desistências. Fizemos uma forte Campanha contra a administração que comandava
a entidade sindical.

5) Sofreram muita pressão durante as eleições?

Muita, pois o pleito foi realizado no Paço Municipal sob os olhares dos assessores comissionados em uma espécie de "corredor polonês" formado pelo prefeito e secretários municipais. Além disso, a eleição foi comandada pelos advogados da Prefeitura. Mas a vontade de mudança do funcionalismo prevaleceu e com 72% dos votos válidos fomos eleitos em 30 de novembro de 2007, como novos representantes da categoria em Tanabi.


Sindicato realiza festa para celebrar o Dia do Trabalhador; abaixo, Alessandro participa de curso de formação

6) Quais dificuldades encontraram no início desse mandato?
Inicialmente tivemos a dificuldade de receber as documentações da entidade pelo antigo presidente, pois não havia na época sequer um escritório, tudo era centralizado na casa dele. Então recorremos à Justiça para poder adquiri-los e então descobrimos que o Sindicato não possuía legalidade representativa junto ao Ministério do Trabalho (MTE), por não obter a Certidão Sindical. Começamos a sofrer ataques do prefeito e por conta disso entramos numa batalha judicial. Saímos vitoriosos, mas mesmo assim as perseguições continuaram.

7) O que colocou fim a essas perseguições?
Nesse momento apareceu a oportunidade de iniciarmos um trabalho conjunto com a Federação. O presidente Aires Ribeiro fez uma visita em Tanabi e começamos uma cruzada em apoio à nossa entidade e passamos a ter mais força jurídica para enfrentar as dificuldades existentes. Além disso, Aires nos auxiliou na legalização junto ao MTE e conquistamos a tão sonhada Certidão Sindical. Isso ocorreu em 21 de janeiro de 2010 e foi muito comemorado pelos Servidores.

8) Depois disso começaram os avanços?

Infelizmente ainda penei um pouco mais. Nove dias após esse momento histórico fui demitido por conta de um dos três processos administrativos formulados em 2008 pela Administração com objetivo de me prejudicar. Até pensei em desistir, mas com o auxílio da minha família e da Fesspmesp, em especial do empenho do presidente Aires, que não mediu esforços para reestabelecer a minha condição de Servidor, em maio de 2011, logramos mais uma vitória. Além disso, recebi todos meus vencimentos atrasados e o prefeito teve que assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público do Trabalho afirmando que não iria mais perseguir Servidores e dirigentes, ou seja, fui perseguido, mas sai vitorioso.

9) O que a Fesspmesp representa para você?

Pra mim, a Federação é a base que sustenta todo o encorajamento necessário para a forte atuação dos Sindicatos contra a Administração. Com ela temos todo amparo para nortear nossas ações e lutar no combate de injustiças. A Fesspmesp tem a preocupação de cuidar, capacitar e fazer dos seus dirigentes verdadeiros guerreiros na batalha por ganhos concretos para o Servidor. Por isso, admiro e apoio a gestão do presidente Aires.

10) Atualmente como é o relacionamento com a Administração?

A partir de 2013, com a chegada de uma nova gestão, o Sindicato se reuniu com a atual prefeita e mostrou que nós apenas queríamos ajudar. Demos início a uma parceria na construção de um formato de gestão pública voltada à valorização dos Servidores, tanto na remuneração como na estrutura administrativa da Prefeitura. Hoje temos uma relação harmoniosa e de muitos ganhos.


Sempre atuante em prol dos Servidores de Tanabi e de todo o Estado de São Paulo, Alessandro segue na luta!

11) Quais os principais avanços conquistaram para a categoria?
Conquistamos o direito de afastamento sindical remunerado de seis dirigentes; implantamos em 2011 o Plano de Carreira do Magistério, contemplando o direito de 1/3 fora da sala de aula; Plano de Carreira de todos os Servidores; alcançamos Licença-prêmio e até seis faltas abonadas anuais; cartão-alimentação no valor de R$ 300,00; pagamento de adicional de insalubridade a todos os Servidores; reestabelecemos os quinquênios que haviam sido subtraídos dos vencimentos em 2008; conseguimos na Justiça o direito de receber os quinquênios dos anos anteriores para toda a categoria, o que causou um ganho passivo aos cofres públicos da ordem de cinco milhões de reais; e está sendo negociado o parcelamento do pagamento.

12) Hoje o que a entidade oferece para os associados?
Montamos uma sede (alugada) com departamentos administrativo e Jurídico atuante, além de salão de festas e quiosques para eventos sem custo aos associados. Oferecemos convênios médico e odontológico com preços atrativos e, a partir de 2012, iniciamos a realização da Festa do Servidor com o sorteio de vários prêmios como TVs, refrigeradores, lavadoras de roupa e móveis. Em parceria com a atual Administração, sorteamos todos os anos uma moto zero quilômetro.

13) Quais as próximas metas a serem alcançadas?
Primeiro queremos iniciar a construção da nossa sede própria e sair do aluguel. Estamos muito perto disso, pois já temos o terreno e o projeto. Contudo, agora as metas são dobradas, pois conquistamos juntos ao MTE o direito de representar mais duas cidades: Bálsamo e Américo de Campos. Vamos implantar sub-sedes e promover a evolução do funcionalismo desses municípios assim como fizemos aqui em Tanabi.

14) Qual mensagem quer deixar para o Servidor?
Nós Servidores somos a engrenagem que move esse País. Somente com a união vamos estabelecer a valorização do funcionalismo e também dos serviços públicos prestados aos munícipes. A cada ação da nossa entidade estejam juntos conosco para fortalecer nossa luta e alcançar ainda mais ganhos para toda a categoria. Estaremos sempre de ouvidos atentos e portas abertas para as reivindicações dos companheiros. Contem sempre conosco!

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

À direita - Presidente do Sindicato de Tanabi, Alessandro, participa de curso e defende a qualificação do dirigente

Confira mais notícias

 
F3 - Fesspmesp em 3 Minutos - ressalta greves, festas e reajustes pelos Sindicatos da Federação
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores