Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 12 de julho de 2016
ENTREVISTA - João Ferreira, de Osasco: "Meu objetivo é fazer os Servidores terem orgulho do seu Sindicato"

João Carlos Ferreira é sempre incisivo nos movimentos de luta do Sintrasp em prol do funcionalismo de Osasco

Com vinte anos de história no sindicalismo, João Carlos Ferreira é um grande defensor dos Servidores públicos e nosso entrevistado desta semana. João exerce a função de secretário-geral no Sindicato dos Servidores de Osasco e região (Sintrasp), entidade filiada à nossa Federação. Ele atua fortemente em favor do Servidor contra descasos e afrontas ao funcionalismo.

O companheiro é formado em Ciências Econômicas, casado e pai de uma filha. Engajado no seu serviço, João é braço direito do presidente do Sintrasp, Antônio Rodrigues, o Toninho do Caps. Sempre prestativo, o dirigente consegue auxiliar os Servidores que o procuram e combater atrocidades de más administrações. Tivemos uma boa conversa sobre sua vida e carreira.

CONFIRA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA:

João Ferreira é secretário-geral do Sintrasp,
braço direito do presidente Toninho do Caps
e defensor dos direitos de cada Servidor
1) Conte um pouco de sua história de vida.
Nasci na cidade da Lavínia, interior de São Paulo. Desde cedo, comecei a trabalhar na zona rural com meus pais ajudando na colheita de café, cebola, mamão enre outras tarefas do campo. Depois disso, trabalhei com meu pai em sua mercearia na década de 80 na fase da adolescência. Após isso parti para a zona urbana em busca de novos desafios profissionais.

2) Onde atuou antes do serviço público?
Chegando à grande São Paulo, meu primeiro emprego foi como office-boy em uma empresa financeira, onde mais tarde passei a atuar como auxiliar de cobrança. Tempo depois, exerci a função de auxiliar administrativo em uma grande empresa de comércio e por fim, antes de ser Servidor, trabalhei como auxiliar de transporte em uma transportadora.

3) Como se tornou Servidor?
De certa forma foi por acaso. Um amigo me fez um convite para prestar concurso público em Osasco no ano de 1993. Na época, não estudei tanto para a prova, porém, passei para exercer o cargo de Coordenador Técnico e iniciei no ano seguinte, mais precisamente no dia 7 de julho de 1994, onde estou até hoje.

4) Qual foi a sua primeira impressão?
Ao ingressar no funcionalismo, não tinha muito senso crítico do atual cenário. No entanto, com o passar do tempo, percebi que havia a necessidade de mudanças no setor e no Sindicato. A categoria estava desamparada e isso me motivou a querer ajudar meus companheiros. Abracei a ideia e juntamente com amigos de trabalho planejamos formas de auxiliar os companheiros e lutar por avanços e por uma maior representatividade da categoria.


Sempre atuante, o dirigente demonstra muita garra na hora de combater injustiças e auxiliar toda a categoria

5) Como e quando entrou para o sindicalismo?
Após dois anos como Servidor, eu e os demais companheiros do setor iniciamos um grupo de oposição ao Sindicato atual, que era o Sintrasp. Sempre pensando em melhorias e mudanças, produzíamos o jornal "A Voz do Servidor" o qual era nossa ferramenta de combate ao atual representante da categoria. Com o passar do tempo, montamos nossa própria associação em 2004, a ASSO (Associação dos Servidores). Como sempre prezamos pela valorização dos trabalhadores, assumimos a direção do Sindicato e estamos na luta até hoje.

6) Quando entrou para a diretoria?
Foi no ano de 2009. O pleito deste ano contava com a chapa do companheiro Jessé. Ele me convidou para compor a diretoria como primeiro sercretário. Desde então, me dedico em representar a categoria da melhor forma. O reconhecimento do meu trabalho e se nota pela nova diretoria reeleita em 2015, da qual também faço parte. Desta vez como secretário-geral ao lado do presidente Toninho temos desempenhado um ótimo papel na defesa dos Servidores de Osasco e região.

7) Quais os principais desafios?
No primeiro mandato, sem dúvida, era a conversa com a base. Muitos Servidores não tinham confiança nenhuma no Sindicato e tivemos que mudar este cenário para ter uma categoria unificada. Agora no segundo mandato, o desafio está por parte da Administração. Temos diversos setores com condições precárias para manter a saúde e seguranças dos trabalhadores além de baixa remuneração em alguns casos. Não vamos permitir isso e iremos cobrar a Prefeitura.

8) Qual a situação do funcionalismo em Osasco?
Temos um Estatuto com vários benefícios para os trabalhodores públicos. No entanto, ainda não é o bastante. Por isso, temos a proposta de garantir o máximo de benefícios aos Servidores através de lei e assim estar legitimado não só por palavra mas sim por documento legislativo. Tudo isso já foi apresentado ao atual governo do prefeito Lapas e estamos de olho nos próximos passos.


Os anos de experiência do companheiro refletem em determinação e afinco para combater más administrações

9) Como é a relação com a categoria?
Temos uma ótima relação. Procuro sempre ser pró-ativo e atender todos que nos procuram. Em nossas conversas, busco saber o que pensam do Sindicato, ouço as necessidades e ajudo com total afinco. Destaque dessa boa relação é a entrega de boletim informativo, pois vejo a participação da base e a confiança em nosso trabalho. Isso é muito gratificante e faz valer a pena todo esforço.

10) O que é ser dirigente sindical para você?
É estar preparado para uma verdadeira guerra, ainda mais em municípios como Osasco, onde o número de Servidores é maior e, consequentemente, as reivindicações e problemas também. Contudo, determinação, seriedade e compromisso refletem na aceitação da categoria. Esse deve ser o objetivo do dirigente sindical: fazer com que os Servidores tenham orgulho do seu Sindicato

11) Deixe uma palavra para os Servidores de Osasco.
Companheiros, vejam o Sindicato como uma ferramenta de atuação em seu favor e que está sempre a sua disposição. Sejam participativos e atuantes nas ações grevistas, assembleias, pleitos, pois estamos sempre ao seu lado quando precisa. Façam parte da entidade que os representa. O Sintrasp é a sua casa e você sempre será bem recebido aqui. Um abraço à todos!

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

João faz parte da nova diretoria do Sintrasp e exerce um ótimo trabalho na defesa dos trabalhadores de Osasco

Confira mais notícias

 
Presidente na Estrada - Aires vai a Cruzeiro visitar o presidente em exercício José Geraldo
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores