Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 27 de setembro de 2016
ENTREVISTA - José Petrônio Bezerra de Barros (Peu),
de Suzano: 23 anos dedicados ao funcionalismo

Ao lado do líder Jesomar, da Macro 1 (à esquerda), Peu exibe com muito orgulho sua credencial de diretor efetivo

A entrevista da semana da nossa Federação é com um importante dirigente do Sindicato dos Servidores de Suzano. José Petrônio Bezerra de Barros (Peu) é secretário de esportes da entidade e está sempre à disposição do funcionalismo para lutar por novas conquistas. Com origem muito humilde, seus pais vieram de Pernambuco para São Paulo em busca de melhor condição de vida.

Ao falar de sua mãe, dona Quitéria, se emociona e lembra com carinho das dificuldades enfrentadas e destaca a força e determinação da matriarca para consolidação de uma família, em que todos os filhos seguiram o caminho da dignidade. Divide a vida entre três paixões: os filhos (Arthur, Matheus e Daniel), o Jiu-Jítsu e o sindicalismo. Conheça um pouco mais da história do companheiro Peu.

LEIA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA:

José Petrônio Bezerra de Barros (Peu) é líder
da Pasta de esportes do Sindicato, mas não
se limita em expandir suas ações pelo setor
1) Com que idade começou a trabalhar?
No meu primeiro emprego eu tinha 13 anos e estava na 7ª série. Precisava conciliar os estudos e sabia que o caminho certo a seguir era por meio do trabalho. Iniciei em uma fábrica de costura de bolsas e mochilas, a Continental. Esse também foi meu primeiro registro em carteira e significou muito para mim. O segundo foi em uma loja de tecidos, e, depois disso, resolvi prestar concurso para Ajudante-geral na Administração de Suzano e acabou dando certo. Estou aqui há 23 anos.

2) E permaneceu sempre nesse mesmo cargo?
Não, exerci muitas outras funções dentro da Prefeitura com a realização daqueles concursos internos, porém o que fica na carteira é o cargo inicial. Já trabalhei na Administração como Motorista, Laçador, Jardineiro e Motorista de Caminhão. Foi do funcionalismo que tirei e tiro até hoje o sustento da minha família, graças a Deus.Tenho orgulho do caminho que tracei.

3) Quando assumiu o cargo era exatamente o que esperava ou enfrentou dificuldades?
Na verdade quando prestei concurso para Servidor público estava em uma fase extremamente delicada da minha vida. Nem sabia exatamente o que significava. O pai da minha primeira esposa, a qual fiquei viúvo, que já era funcionário da Prefeitura, me incentivou a fazer a prova e topei. Fui aprovado e comecei o trabalho na Secretaria de Obras (muitas pessoas conhecem por Garagem). Lá, criei muitos laços devido à simplicidade das pessoas, que acredito serem um dos motores da máquina pública. Fiz grandes amigos e guardo boas recordações. Sobre dificuldades, foi bem tranquila a adaptação.

4) Como faz para conciliar o trabalho e a sua família?
Não é muito fácil, pois minha vida pessoal é muito movimentada, digamos assim. Atualmente, estou separado depois de um casamento de 14 anos, porém tenho um bom relacionamento com ela. Mas procuro ser muito responsável e correto, tanto em minha vida pessoal, quanto na profissional. Valorizo muito isso, e o que tenho de melhor são meus filhos e separo um tempo para fazer tudo.


Peu está sempre presente em diversos eventos voltados ao funcionalismo, seja eleição ou curso de formação

5) Fale um pouco sobre suas metas nos âmbitos pessoais e profissionais.
Entre minhas metas pessoais, quero acompanhar o crescimento dos meus filhos e vê-los desenvolver, estudar e ter uma profissão. Além disso, como ninguém nasceu para ficar sozinho, pretendo constituir novos laços afetivos, se é que me entende, e formar nova família. Profissionalmente, quero me desenvolver ainda mais como diretor da entidade. Aqui é uma escola e a cada dia aprendo com a experiência do presidente Cláudio (Ted), Penteado e João, os fundadores da entidade. Aqui minha vida mudou bastante e cresci muito. Quero fazer muito mais pelo Servidor.

6) Como iniciou suas atividades sindicais? Conte um pouco sobre esse processo.
Tudo começou com a troca do Governo Municipal. Os trabalhos fluíam normalmente, até que os novos gestores começaram uma onda de perseguição com os funcionários antigos. Como eu sempre na minha vida não aceitava injustiças, acabava sempre defendendo os companheiros. Eu mesmo fui transferido várias vezes de posto. Por meio de um companheiro ligado ao Sindicato que sabia da minha cede de justiça, fui indicado para participar da chapa de formação da diretoria e aceitei.

7) Quais as principais dificuldades que enfrentou como dirigente?
Demorei certo tempo para entender como era o cargo de diretor na prática. Quando se está na base, parece que é muito simples resolver os problemas. Pensava que bastava chamar o Sindicato e partir pra cima que tudo se resolvia. No entanto, aos poucos, fui percebendo que não é bem assim, pois aprendi ter a hora e maneira certa de agir. Então, a dificuldade sempre foi vencer o receio de retaliação do Servidor com a Prefeitura. Se não agirmos com cuidado e mostrarmos conhecimento e segurança para as ações, a categoria desacredita e isso pode enfraquecer nossas lutas.

8) O que pode destacar de avanços conquistados pela atual gestão do Sindicato?

Sabemos que a categoria quer sempre mais e lutamos para isso. Aqui em Suzano, temos benefícios que muitas outras entidades não oferecem. Posso destacar como avanços e conquistas da atual diretoria, o pagamento em dia dos salários, a licença-prêmio sexta parte, Plano de Carreira, Evolução, Biênio, Quinquênio, entre muitos outros. Tivemos momentos de greve, mobilização e luta e isso fortaleceu o trabalho. Se saíssemos hoje da direção, deixamos um bom legado para o Servidor.


Sob positiva influência do presidente Ted, Peu marca presença nos principais pleitos da Federação pelo Estado

9) Pode citar alguma conquista mais importante para o funcionalismo?
Considero que uma das nossas grandes conquistas, em pouco tempo do Sindicato legalmente instituído, foi a implantação do auxílio-transporte. Uma reivindicação antiga dos funcionários
que ouviram durante mais de doze anos diversas promessas e nenhuma ação. Conquistamos também várias outras, como o reajuste do auxílio-alimentação, o RETGM para a Guarda, o fim das comissões processantes compostas por comissionados, atendimento psicológico, entre outras.

10) Qual sua avaliação sobre os trabalhos da Fesspmesp?
A parceria entre nossa entidade e a Fesspmesp é de longo prazo e tem muita história. Desde o início participamos da idealização e constituição desse sonho. Eu mesmo acompanhei o Ted várias vezes a Brasília para conquistar a regularização. Tenho orgulho de ter participado desses momentos. Só quem acompanha essa Federação sabe que é uma locomotiva forte no Estado, entende a seriedade do presidente Aires Ribeiro, do Denilson Bandeira e de toda diretoria. Ela realmente fortalece a luta e valorização do funcionalismo. Estão todos de parabéns pelo excelente trabalho e resultados.

11) Deixe uma mensagem para o funcionalismo de Suzano.
Servidor: venha participar da nossa luta e não se acanhe quando enfrentar qualquer dificuldade, pois estamos aqui para servi-los e lutar pelos seus direitos. Para que os trabalhos possam fluir, precisamos de vocês sempre por perto, a fim de fortalecer e legitimar as ações e decisões. Juntos podemos conquistar mais valorização, reconhecimento e chegar a lugares onde ninguém esteve. Esperamos vocês, verdadeiramente, de braços abertos para participar da vida da nossa entidade.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no You Tube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

O dirigente define seu Sindicato como uma família e destaca a união e o constante processo de aprendizagem

Confira mais notícias

 
F3 - Fesspmesp em 3 Minutos - aborda o sucesso obtido pelas entidades em suas paralisações
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores