Home Home Home Home Home Home Home

Notícias São Paulo, 3 de outubro de 2016
NOTA DE REPÚDIO - Em Americana, ato repressivo
do prefeito constrange ativismo eleitoral dos Servidores

Os Servidores de Americana, que recentemente estavam desgastados com os seguidos atrasos nos recebimentos de seus salários, e chegaram à greve por este motivo, agora têm também uma nova preocupação: o constrangimento repressivo imposto pelo prefeito ao ativismo eleitoral da categoria.

Com candidatos preferenciais a prefeito e vereador, que são também Servidores, a categoria tem procurado conscientizar seus colegas em eleger quem realmente tem foco no interesse público. E parece que a voz dos Servidores, não mais aceitando permanecerem calados como em anos anteriores, tem incomodado o grupo político hoje ocupando a Administração Municipal.

Além de desqualificar a categoria, fazer tentativas de humilhação em negociações, o prefeito nesta sexta, dia 30 de setembro, incumbiu de maneira constrangedora a Guarda Municipal que pouco prestigia, apesar de muito considerada pelos munícipes, a findar de maneira unilateral a distribuição de folhetos dos candidatos dos Servidores nestas eleições que ocorria em frente à Prefeitura.

Feita fora do prédio, após horário de expediente, por diversas lideranças dos Servidores, do Sindicato da categoria (SSPMA), da Federação (Fesspmesp), da Confederação dos Servidores Públicos Municipais (CSPM), e inclusive da Pública - Central do Servidor - foi interrompida e todos levados de forma coercitiva para a Delegacia. Apesar de que carros estacionados, na mesma área, expunham propaganda eleitoral do candidato da atual gestão (deve ser só coincidência).

Um claro episódio de tentativa de neutralizar a força eleitoral do Servidor público, na base da truculência, com métodos baseados na "velha política", totalmente inaceitável nos dias de hoje.

Os Servidores públicos não aceitam mais este tipo de tratamento, de verdadeira tentativa de anulação e sufocamento de sua identidade e cidadania política. Basta! Os municípios do Interior brasileiro não podem ser palco de mandatários públicos que agem por interesses próprios de poder, usando a máquina pública, e, neste caso, da segurança municipal que deve prezar pela cidadania.

A boa notícia é que o delegado concursado de plantão, da Polícia Civil, analisando os materiais e à luz da legislação eleitoral, não encontrou nenhuma ilegalidade, liberando a todos e avisando que a atividade de propaganda política nas ruas está permitida até este sábado, às 22 horas.

No entanto, o recado do prefeito em tese foi dado, de que os Servidores não devem ter liberdade política, como se não fossem cidadãos comuns. Ou seja, em poucos gestos e acompanhando o episódio de longe como revela a foto ilustrativa, é um retrato do Brasil que não queremos mais.

O Sindicato dos Servidores de Americana, a Confederação dos Servidores Públicos Municipais e a Pública, Central do Servidor, repudiam essa demonstração grotesca e antirrepublicana, que apenas serve para evidenciar que, realmente, é hora de mudar muita coisa, inclusive em Americana!

Aires Ribeiro
Presidente da CSPM

Nilton Paixão
Presidente da Pública

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

Confira mais notícias

F3 destaca aniversário de dez anos da Fesspmesp. Edição 44 está imperdível. Compartilhe!

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp