Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 22 de novembro de 2016
ENTREVISTA - Valdinei José Carvalho, de Monte Azul Paulista: "Nossa força será reconhecida com união"

Valdinei recebe o documento de isenção da taxa de manutenção para o serviço público de Monte Azul Paulista

Em uma nova entrevista semanal na Federação, chegamos a cidade de Monte Azul Paulista para conhecer mais da história do presidente do Sindicato dos Servidores do município, Valdinei José Carvalho. Há 17 anos no funcionalismo da cidade, o dirigente vem desempenhando uma ótima gestão na entidade, buscando avanços e melhorias para a categoria de trabalhadores.

Nei, como é conhecido na região, se formou no ensino médio e sabe desde cedo o valor do trabalho duro. Atualmente, além de liderar o Sindicato, é motorista de caminhão e cuida de uma bela família com seus três filhos, Bruna Cristina, Gabriela de Carvalho e o caçula Lucas de Carvalho. Uma bela história profissional com diversas experiências e superações no funcionalismo, você vê a seguir.

LEIA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA LOGO ABAIXO. ESTÁ IMPERDÍVEL!

Valdinei José Carvalho acompanha a vida do
Sindicato dos Servidores de Monte Azul desde
a fundação. Hoje, ele é presidente da entidade
1) Como iniciou sua vida profissional?
Ainda na infância. Comecei aos 7 anos ajudando meus pais naquilo que estava ao meu alcance. Daí em diante não parei. Continuei até os 15 anos auxiliando a família e, em seguida, trabalhei em um supermercado até os 17 anos. Depois disso, ingressei em uma reformadora de tambores onde permaneci por 6 anos. Aos 23 anos, tirei minha habilitação e me tornei motorista de caminhão, cargo esse que exerço até hoje.

2) Como ingressou no serviço público?
Em 1999 fiquei sabendo sobre o concurso público que iria acontecer. Era um tempo de "vacas magras" em relação a trabalho. Decidi participar da prova. Na época, não haviam muitas exigências para participar, então fiz e fui aprovado. No ano seguinte fui convocado para iniciar os trabalhos na Prefeitura de Monte Azul Paulista e desde então estou no funcionalismo.

3) Quando assumiu, qual era a situação?
Iniciei os serviços em 2000. O Sindicato já existia, porém era recente, pois foi fundado no mesmo ano em que prestei o concurso. Após um tempo, conheci mais da situação dos companheiros. Os trabalhadores tinham acabado de realizar uma greve contra injustiças da Admnistração. Vi que eu poderia ajudar meus companheiros então decidi me filiar ao Sindicato e ajudar a melhorar todo o cenário arbitrário contra o funcionalismo da cidade naquele momento.

4) Quais os principais desafios que enfrentou como Servidor?
O principal, sem dúvida nenhuma, foi logo no ano seguinte em que ingressei como Servidor: o prefeito da época impetrou a lei de responsabilidade fiscal, que antigamente não existia, devido à defasagem de verba da gestão anterior. O problema foi ele cortar gastos da folha salarial dos Servidores e deixando nosso salário bem abaixo do que estava. Um período difícil mais foi superado.


O dirigente está sempre presente em ações que buscam melhorias para todos os setores do funcionalismo local

5) Como começou a se envolver com o sindicalismo?
A partir do momento que me filiei ao Sindicato, meu ineteresse de estar por dentro da vida sindical cresceu rapidamente. Apesar dos problemas e de muitas pessoas não confiarem na entidade, dentro de mim eu sabia que só com uma entidade representativa a categoria teria forças para mudar a situação para melhor. Acredito que a maior virtude de qualquer Sindicato é o seu filiado.

6) Quando começou a sua militância na entidade?
Foi em fevereiro de 2006. A diretoria que liderava decidiu simplesmente abandonar o Sindicato. Por um lado fiquei desapontado, mas por outro vi a oportunidade de tomar a frente junto a alguns companheiros. Ao lado do atual advogado do Sindicato, arregaçamos as mangas e fizemos o possível e o impossível para dar continuidade aos trabalhos e fortalecer a categoria de Servidores.

7) Como encontrou a entidade quando assumiu?
Com o abandono da atual diretoria, a maioria dos Servidores decidiu se desfiliar da entidade. Chegamos à frente do Sindicato e havia apenas 30 funcionários associados com uma sede na garagem de uma das Servidoras. Neste momento, montamos uma diretoria provisória, realizamos uma assembleia para legalizar nossa entidade e eu aluguei uma casa para ser nossa sede. Demos início aos trabalhos mesmo com poucas pessoas, porém com muito empenho e disposição.

8) Quais os principais desafios e conquistas do Sindicato?
Foi reconquistar a confiança e a filiação da categoria. Aos poucos, mostramos que nosso trabalho era sério e compromissado com o funcionalismo. Nos reerguemos com força. Isso proporcionou vitórias como a devolução de vários direitos que haviam sido retirados dos trabalhadores e também conquistamos uma sede própria para o Sindicato e saímos do aluguel. Tudo graças ao trabalho duro.


Uma liderança com experiência de luta, Nei, como é chamado na região, não aceita injustiças contra o Servidor

9) Como conheceu a Fesspmesp e como avalia os trabalhos da Federação?
Conheci através de alguns companheiros que me informaram sobre os trabalhos da Federação em Ribeirão Preto. Até então, nunca tinha me filiado a nenhuma Federação. Sem dúvidas, foi uma ótima escolha, pois, através do presidente Aires, a Fesspmesp nos auxilia muito bem. Sempre que precisamos de orientação e suporte existe algum dirigente que nos ajuda com total atenção.

10) O que é ser um dirigente sindical?
É um cargo gratificante. É lutar por todos e se importar com a categoria acima de tudo. Após dez anos à frente do Sindicato eu vivi um verdadeiro aprendizado. A militância sindical nos proporciona isso, e é ainda melhor quando nosso trabalho é reconhecio pelos Servidores e companheiros que estão ao redor. Por isso, não me arrependo nem um pouco de ter assumido a direção da entidade.

11) Deixe uma palavra para o Servidor de Monte Azul Paulista.
Com a situação atual do nosso País, com as crises financeira e política, nossa força só será reconhecida com a união. Então o que digo é: Servidores, vamos nos unir! Somos mais de 700 Servidores e podemos avançar muito mais. Com o apoio da Federação e do nosso Sindicato, podemos conquistar valorização, respeito e muito mais benefícios. Um grande abraço a todos.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no You Tube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

Os Servidores do município estão bem representados por Valdinei, que não mede esforços por avanços no setor

Confira mais notícias

 
O F3 ressalta encontro em Pontal que deliberou a nova coordenação da regional Ribeirão Preto
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores