Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 21 de fevereiro de 2017
ENTREVISTA - Itamiro Floriano, de Paranapanema:
"Não medimos esforços para luta pelo Servidor"

Itamiro Floriano é um exemplo de liderança que ama servir o próximo, uma das principais virtudes do presidente

Didático, experiente e extremo defensor dos Servidores que representa. Podemos definir nessas três virtudes o dirigente entrevistado dessa semana em nosso site. Estamos falando do companheiro Itamiro Floriano da Rosa, que é presidente do Sisppar (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paranapanema). Há 18 anos como Servidor, o dirigente tem uma bela carreira sindical.

O dirigente é formado em Direito, casado com sua esposa Geane, com quem tem duas filhas, uma de 19 e outra de 22 anos. Uma delas segue a carreira acadêmica do pai cursando Direito e a outra cursa Pedagogia. Aos 42 anos, Itamiro segue conciliando sua militância sindical com sua família e alega não ter dificuldades, pois quando se faz o que se ama tudo fica mais fácil segundo ele.

LEIA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA LOGO ABAIXO. ESTÁ IMPERDÍVEL!

Itamiro Floriano da Rosa é presidente e
fundador do Sispar, sempre com um sorriso
no rosto conquista a confiança do Servidor
1) Conte um pouco de suas origens e família.
Fui criado no bairro dos Amaros, aqui mesmo em Paranapanema, local também do meu nascimento. Vivi na área rural, onde meus pais têm um sítio e minha mãe, meus avós e meus dois irmãos ainda vivem lá, basicamente com serviços rurais. Já meu pai faleceu em 2015. Desde criança, aprendi os serviços da roça. Nossa casa era feita de barro até os meus 13 anos. Antes disso, eu já trabalhava para ajudar meus pais.

2) Quais serviços exerceu antes do setor público?

Primeiramente os serviços rurais desde a infância, mais precisamente aos 6 anos já ajudava meu pai na lavoura. Depois disso, aos 15 anos, eu pedi trabalho para um fazendeiro da região, pois já não aguentava os serviços braçais. Foi então que passei a trabalhar na Fazenda Faxinal, onde fiquei seis anos aprendendo e trabalhando com máquinas agrícolas. Em seguida montei um comércio próprio que durou três anos e não deu certo. Depois disso, ingressei no funcionalismo.

3) E o que te motivou a ser Servidor?
Creio que minha personalidade sempre foi de questionar desmandos. Não gostava de ver coisa errada nem de ser mandado e isso não me deixava encaixar no serviço privado. Em uma época que isso me intrigava muito eu estava estudando muito, já que não havia concluído o terceiro grau. Com isso, decidi prestar concurso em 1998 e fui aprovado.

4) Qual foi sua impressão sobre o funcionalismo?
Meu primeiro cargo na Prefeitura foi como Operador de Máquinas. Minha perspectiva era que o funcionalismo fosse algo de pessoas desinteressadas. Porém, percebi que não era assim, pelo menos não em sua maioria. Claro que existe pessoas acomodadas, como em qualquer empresa, mas o Servidor é a engrenagem do município e enquanto os companheiros exercem bem a função a cidade cresce. Na época isso estava acontecendo, por isso mudou completamente minha visão.

5) Como iniciou sua trajetória no Sindicato?
Depois que ingressei no funcionalismo consegui concluir o ensino médio e ingressar na faculdade. Em 2007 estava no meu último ano letivo e já haviam tentativas de fundação do Sindicato aqui na cidade. Alguns que iniciaram a luta sindical ficavam sem trabalhar por decisão do prefeito, que amedrontava a categoria. Então, decidi fundar a entidade. Entrei em contato com o companheiro Pedrassa, de Itapeva, para entender a situação. Me daparei com um Sindicato já registrado em 1988, porém sem CNPJ. Consegui uma liminar no cartório como adminstrador temporário e realizei a primeira eleição sindical da cidade, concorrendo como presidente, isso em 2011, e sigo na liderança.


Mesmo com um Sindicato jovem, Itamiro se destaca nas participações efetivas na defesa do funcionalismo

6) Como é a relação com a categoria e com a Administração?
Com os Servidores é muito boa. Sou muito aberto e participativo na base dos companheiros. Conquistei o respeito do trabalhador e eles sempre me procuram para saber sobre as reivindicações do Sindicato em prol do setor. O diálogo é predominante. Com a Prefeitura também não tenho do que reclamar. Vez ou outra existem divergências, mas, em suma, conseguimos ter uma boa relação.

7) Quantos Servidores representa e o que o Sindicato significa para a categoria?
São cerca de 1.000 funcionários públicos na cidade, sendo que 304 são associados. Para esta categoria o Sindicato é a base para solucionar os problemas. Quando o Servidor precisa de auxílio, orientação e qualquer outra coisa ele vem ao Sindicato. Isso mostra o quanto somos representativos aos companheiros. Não só eu como todos os diretores buscam ajudar o trabalhador da cidade, associado ou não. Atendemos da mesma forma, pois o bom trabalho gera bons frutos.

8) O que um dirigente precisa ter?
Um dirigente precisa ser honesto, dedicado e perseverante. Devemos saber que defendemos uma categoria de trabalhadores e devemos dar a cara a tapa. Não podemos ser como "estátuas". Então, precisamos tomar atitudes corretas em favor do trabalhador nas horas mais difíceis. Somos o apoio da categoria quando ninguém mais pode ajudar. Procuro fazer isso desde que assumir a entidade.

9) Como conheceu a Fesspmesp?
No ano de 2015 passamos por uma grande luta. O prefeito suspendeu a contribuição sindical e ficamos sem verba. Neste momento procurei alguns amigos sindicalistas, entre eles o presidente do Sindicato de Piraju, Silvano Matos. Ele me apresentou o trabalho do dr. Cláudio Bertolo e disse que poderia nos auxiliar nesse desrespeito do Governo. Conseguimos a Carta Sindical e toda a equipe da Federação compareceu aqui na cidade, inclusive o presidente Aires Ribeiro. Conquistamos a vitória e passei a ser filiado. Agora, sou um dos coordenadores da Regional Itapeva pela Fesspmesp.


A categoria de Paranapanema sempre pode contar com a atenção e auxílio do presindete nas horas difíceis

10) Quais principais conquistas do Sindicato?
A principal vitória foi obter a data-base para a categoria, que impede uma defasagem salarial. Depois disso, conseguimos que a lei de periculosidade dos Vigias fosse aprovada com um ganho de 30%, tanto para diurno quanto para noturno, aumento das diárias, entre outras. Agora estamos lutando para que a cesta seja entregue a todos os Servidores e também que aumente o valor.

11) Como avalia o trabalho do presidente Aires?

Resumindo, é um excelente trabalho. Aires é um dirigente de atitude e que luta pelos seus ideais. Ele não mede esforços para visitar as bases, mesmo com os pequenos como o daqui de Paranapanema. Vemos a preocupação do presidente em defender o Servidor, como nesta recente ida a Brasília para combater a PEC 287. Toda a equipe da Federação está de parabéns pelo trabalho.

12) Deixe uma mensagem para os Servidores de Paranapanema.
Companheiros, somos uma entidade séria e engajada em sua defesa. Desde a fundação do Sindicato nossa diretoria não mede esforços para ajudar toda a categoria em suas necessidades. Somos sua entidade sindical que sempre agirá ao seu favor. Estamos sempre de braços abertos para acolher você, Servidor, associado ou não. O Sindicato é sua casa e nós seus defensores.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

Em 2015, Itamiro recebeu o apoio da Federação contra uma atrocidade do prefeito e saiu vitorioso do embate

Confira mais notícias

 
F3 - Fesspmesp em 3 Minutos - Luta contra a PEC 287 (Reforma Previdenciária) é um dos temas!
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores