Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 28 de março de 2017
ENTREVISTA - Joílson Marcondes, de Praia Grande:
"Atuamos sempre com responsabilidade e respeito"

Ao lado do presidente de do Sindicato de Praia Grande, Givanildo Berto da Silva, Joílson defende o funcionalismo

Como de costume em nosso site, terça é dia de entrevista com algum dirigente filiado à Federação. Está semana, vamos para o litoral do Estado conhecer mais da vida e carreira do companheiro Joílson Marcondes Alves, que é diretor de comunicação no Sindicato dos Servidores Públicos de Praia Grande. Sempre atuante na entidade, já atua no funcionalismo há quase 20 anos.

No Sindicato, Joílson usa muito bem a formação em Publicidade e Propaganda para contribuir com a entidade e auxiliar a categoria. O departamento de comunicação atua fortemente para divulgar as ações e movimentos em prol do setor público no município. Desde 2005, o dirigente faz parte da diretoria do Sindicato e leva a militância sindical com total responsabilidade, respeito e dedicação.

LEIA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA LOGO ABAIXO. ESTÁ IMPERDÍVEL!

Joílson Marcondes Alves é diretor da Pasta
de Comunicação do Sindicato dos Servidores
de Praia Grande e grande defensor do Servidor
1) Conte um pouco de suas origens e família.
Sou natural de Salvador, na Bahia, e de família humilde. Nasci com uma deficiência na perna direita, algo que não me impediu de ter uma infância livre e sem conhecer o preconceito. Com o passar dos anos, sofri algumas afrontas por conta disso, mas soube superar e carrego comigo esse incentivo para lutar em prol de outras pessoas. Sem dúvida foi por essa inspiração que me tornei um dirigente sindical, para lutar por justiça e valorização daqueles que necessitam.

2) Quais serviços exerceu antes do setor público?

Meu primeiro trabalho foi aos 15 anos de idade com uma costureira que confeccionava bolsas, de forma informal. Depois disso fui para uma estamparia e, em seguida, ingressei em uma editora para trabalhar de office-boy. Lá fui promovido para auxiliar de escritório. Nessa época, fiz um curso no SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - de Artes Gráficas e me tornei impressor de offset nesta mesma editora.

3) E o que te motivou a ser Servidor?
Em 1998, houve terceirização do pátio gráfico na editora e eu e os demais funcionários foram dispensados. Foi ai que parti para Praia Grande, a convite de alguns familiares. Lá eu fazia serviços gráficos, porém temporários. No ano seguinte me deparei com um edital de concursos para vários setores e vi a oportunidade que precisava. Me inscrevi e passei.

4) Qual foi sua impressão sobre o funcionalismo?
Assim que fui chamado, assumi o cargo no setor de serviços gerais da Prefeitura. Ouvia boatos de que o Servidor trabalhava pouco e, por causa disso, ganhava bem. Quando assumi percebi que não era nada do que comentavam. Na época eram condições precárias de trabalho, além do serviço ser bem mais do que o comum. Não só eu como todos os companheiros do setor vivenciaram isso.

5) Como iniciou sua trajetória no Sindicato?
Conforme foi se passando o tempo, as reclamações dos trabalhadores aumentavam. Então eu procurei o Sindicato e fui levar as demandas da categoria. Me tornei um porta-voz dos Servidores e passei a ir nas ações do Sindicato. Com isso, em 2005, fui convidado para participar da chapa que iria concorrer a eleição, encabeçada pelo então presidente Getúlio de Mattos, e aceitei o convite.


O dirigente participa efetivamente da militância sindical desde o tempo em que aidna não fazia parte da diretoria

6) Quais desafios enfrenta na militância atualmente e como os resolve?
Atualmente a mairo luta não só minha, mas de qualquer dirigente que defende a categoria, é contra a Reforma da Previdência, Trabalhista e da Terceirização, o verdadeiro pacote de maldades. Mais do que tudo, precisamo de união par vencer esse retrocesso. Em relação ao município, estamos empenhados na implantação do Plano de Carreira e no pagamento do FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - aos trabalhadores que tem direito por meio de ação do Sindicato.

7) Quais projetos futuros do Sindicato você pode destacar?
Basicamente, o principal projeto e não deixar que se perca aquilo que já foi conquistado, devido aos projetos de Reformas do Governo que atinge drasticamente o trabalhador. Perda de direitos é um grande retrocesso para o meio sindical, pois, caso isso seja aprovado, conquistar benefícios posteriormente será quase impossível. Teremos que lutar a partir do zero e isso não pode ocorrer.

8) Como é sua relação com a categoria e com a Administração?
Antes mesmo de ser dirigente sempre tive uma relação bem amistosa com os trabalhadores. Isso continua mesmo depois de fazer parte da diretoria, porém o que mudou é minha responsabilidade de auxiliar e apoiar os companheiros da melhor forma. Já com a Administração sempre foi um contato de mediação. Minha opção é do Sindicato é sempre o dialógo, mas algumas vezes isso não basta.

9) Como conheceu a Fesspmesp?
Através de alguns eventos que ocorreram na cidade e que tiveram a participação de Federação. Após essas ações, nosso Sindicato foi convidade para reuniões específicas de Fesspmesp e pudemos conhecer melhor a estrutura e o pensamento dos companheiros. Tempos depois de estreitar as relações, nos filiamos no ano de 2010 e passamos a fazer parte dessa grande família.


A proximidade com os Servidores de base é uma característica que destaca p companheiro nas ações sindicais

10) Como avalia o trabalho do presidente Aires?
Vejo que o trabalho do nosso presidente Aires é de suma importância para nós, Servidores, com atuação na defesa macro para toda a categoria. Também avalio ela como muito delicada pela situação política do País, onde vejo que é preciso mediar conflitos de interesses em todos os momentos para manter a união e conquista do setor, seja ele no cenário político ou sindical.

11) Deixe uma mensagem para os Servidores de Praia Grande.
Companheiros do município! Nós do Sindicato sempre iremos ousar, lutar, defender e prestar qualquer suporte necessário para buscar melhorias em favor da categoria. No que depender de nossa diretoria, os avanços continuarão sempre em todos os aspectos. Acima de tudo, iremos atuar sempre com responsabilidade, procurando construir a união e conquistar com dignidade.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

Joílson tem feito um belo trabalho, juntamente com a diretoria do Sindicato, em prol da categoria de Praia Grande

Confira mais notícias

 
F3 - Fesspmesp em 3 Minutos - Alerta os dirigentes para lutar contra o projeto de Terceirização
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores