Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 11 de abril de 2017
ENTREVISTA - Elci Luciane, de Salto de Pirapora:
"Melhor é errar por tentar do que errar por omitir"

Desde os 19 anos de idade, Elci atua no funcionalismo de Salto de Pirapora com total engajamento pela cidade

Uma vida profissional inteira dedicada ao funcionalismo. Essa frase pode resumir bem a carreira da dirigente entrevistada, hoje (11), pela Federação. Nossa equipe de comunicação teve uma boa conversa com a Diretora Financeira do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Salto de Pirapora, Elci Luciane Faustino. A sindicalista possui mais de 20 anos de experiência no setor.

Aos 43 anos de idade, a dirigente é formada em Direito e Gestão Pública. O conhecimento do estudo auxilia a militância sindical na defesa dos Servidores que representa. Além disso, a dedicação em ajudar os companheiros de Pirapora, seja na luta por direitos ou pelo simples fato de atender um pedido, é a grande satisfação de Elci. A seguir você confere detalhes da sua vida e carreira.

LEIA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA LOGO ABAIXO. ESTÁ IMPERDÍVEL!

Elci Luciane Faustino é Diretora Financeira do
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais
de Salto de Pirapora e atua no setor há 24 anos
1) Conte um pouco de suas origens e família.
Sou natural de Sorocaba, com pai mineiro e mãe paulista. Na família somos em três irmãos, sendo eu a caçula. Desde pequena gosto de ajudar as pessoas a resolverem seus problemas. Na infância estudava em período integral e sempre fui muito ativa. Com 15 anos fui presidente do grêmio escolar e instrutora de música na fanfarra do colégio. Sempre fui uma pessoa que gostava de estar envolvida em tudo e com todos. Outro ponto é que sempre gostei de esportes.

2) Quais serviços exerceu antes do setor público?

Meu primeiro emprego foi com 15 anos, trabalhando na área administrativa em uma confecção. Assim que conclui o magistério, aos 17 anos, comecei a militar na política partidária. No primeiro ano, eu e minha equipe elegemos o prefeito da cidade e quatro vereadores. Coordenei a campanha de dois importantes deputados da região que também foram eleitos. Depois disso, aos 19 anos, ingressei na Prefeitura de Salto de Pirapora como Escriturária, e permaneço até hoje.

3) Qual foi sua impressão sobre o funcionalismo?
Pela minha pouca idade, imaginei ser um emprego como outro qualquer. Com o tempo, percebi que no serviço público não basta apenas ser profissional como na iniciativa privada, pois a matéria-prima do nosso trabalho é a necessidade do ser humano, e isso deve ser tratado de forma diferenciada. Na minha opinião, cada Servidor é um micro gestor com a responsabilidade de dar condições melhores à comunidade de acordo com o setor em que atua, respeitando a legislação e a hierarquia. Eu, como Servidora, acredito que meu trabalho contribui para a coletividade e me sinto capaz de exercer um trabalho eficaz para toda a população do município.

4) Como iniciou sua trajetória no Sindicato?
Em 1995 passei a entender que meus ideais iam de encontro aos interesses políticos oligárquicos. Salto de Pirapora não era diferente de outras cidades do interior, onde o coronelismo impera até hoje. No Sindicato, encontrei companheiros que partilhavam das mesmas ideias, como a de união da categoria para promover soluções aos problemas. Passei a atuar ao lado da entidade e, em 2009, pcomecei a fazer parte da diretoria do Sindicato como secretária-geral. Nossa diretoria mudou a história do funcionalismo do município e da categoria. No ano de 2012 fui eleita presidente.

5) Como se tornou dirigente?
Após exercer o mandato de presidente, em 2015, passei a atuar como Diretora Financeira. Trabalhei com os dirigentes para a construção de um novo espaço para atender os Servidores, com muito mais conforto. Conseguimos alcançar essa vitória e, após 27 anos de vida, o Sindicato possui uma sede própria. O engajamento e a dedicação me levaram à diretoria.


Com muita simpatia, a dirigente se destaca nas ações em prol da categoria que representa e pela Federação

6) Como é a relação com os Servidores e a Administração?
Assim como muitos outros dirigentes, sou alvo de críticas e de elogios, porém não deixo nada me abater porque acredito que sempre faço meu melhor. Com a categoria, no geral, sempre tive um bom relacionamento. Com a atual Administração mantenho total respeito e sempre tento o diálogo antes de qualquer coisa. Até o momento isso tem dado resultados, pelo menos no início de gestão.

7) Quais principais desafios enfrenta atualmente?
A força de um Sindicato não aparece de um dia para o outro. Muitas entidades ficam estagnadas e caem no descrédito, tanto por parte de Servidores quanto pela Prefeitura. Além disso, temos o fator financeiro. Muitos funcionários possuem resistência quanto à associação ao Sindicato, uns pela Administração, outros por não verem benefícios que os atendam ou por desinteresse. Isso, muitas vezes, atrapalha as ações pela categoria e. pode até, prejudicar a relação entre Sindicato e Servidor. Contudo, o trabalho árduo, paciência e perseverança podem reverter o quadro.

8) Quais ações feitas atualmente no Sindicato você destaca?
Dentre muitas, ressalto a reestruturação do setor Jurídico da entidade. Essa mudança proporcionou um aumento de 300% no atendimento dos Servidores, bem como o êxito nas demandas. Temos também o projeto "Sindicato Presente", uma inciativa dos diretores, agora afastados, que estão mais próximos da categoria com visitas na base para propor soluções. Estamos ampliando os benefícios.

9) Como conheceu a Fesspmesp?
No período de transição e transformação do Sindicato, percebemos que precisávamos de uma parceria forte para alcançar algo. Éramos filiados à uma federação fantasma que só exigia a contribuição sindical e mais nada. Foi quando o companheiro Carlão, do Sindicato dos Químicos de Sorocaba, me colocou em contato com representantes da Fesspmesp. Foi uma união ascendente. Tivemos dúvidas sanadas, problemas reais resolvidos e passamos a fazer parte desta família.


Os anos de experiência e o trabalho sério levaram a companheira a ser eleita presidente da entidade em 2012

10) Como avalia o trabalho do presidente Aires?
Nosso presidente Aires vem fazendo um trabalho diferenciado de outras entidades, o que aumenta a confiança entre o Sindicato e a Federação. Sua preocupação em se fazer presente demonstra respeito e compromisso dele com dirigentes e trabalhadores. Cada notícia, vídeo e entrevista que a comunicação divulga fortalece essa entidade, que é a maior representante de Servidores do Brasil.

11) Deixe uma mensagem para os Servidores de Salto de Pirapora.
Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir. Então, companheiros, juntem-se ao Sindicato e fortaleçam nossa luta para promover melhores condições de trabalho, garantir a permanência de direitos e valorizar o setor público. Nossa diretoria está de braços abertos.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

Ao lado de Servidores da cidade, Elci vai às ruas protestar contra as reformas retrógradas do Governo Temer

Confira mais notícias

 
F3 - Fesspmesp em 3 Minutos - Ressalta o 2º Seminário de Negociações e Greves
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores