Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 9 de maio de 2017
ENTREVISTA - Milton Vianna, do Sindicato
de Hortolândia: "Juntos seremos mais fortes"

Milton Vianna Pinto tem quatro anos de experiência no funcionalismo - busca sempre melhorias para a categoria

Iniciamos o quadro de entrevistas no mês de maio com uma conversa muito agradável realizada com um dirigente comprometido pela melhoria do funcionalismo. Nossa equipe entrevistou o sindicalista Milton Vianna Pinto, atual presidente do STSPMH (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Hortolândia). Ele contou para nós um pouco de sua vida pessoal e também profissional.

Com apenas quatro anos de experiência no sindicalismo, Milton atua vigorosamente no Sindicato e acredita que para ser um ótimo dirigente deve sempre ouvir tanto elogios quanto críticas, por mais que sejam difíceis, para saber o que deve ou não mudar. Casado com Isabel Aparecida, ele é pai de dois filhos, Vanessa de Oliveira e Felipe de Oliveira. Com eles, Vianna concilia sua carreira e a luta por melhorias concretas ao Servidor. Confira um belo resumo da carreira sindical do companheiro.

LEIA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA LOGO ABAIXO. ESTÁ IMPERDÍVEL!

Milton Vianna Pinto é o atual presidente do STSPMH (Sindicato dos Trabalhadores do
Serviço Público Municipal de Hortolândia)
1) Nos conte um pouco de sua história pessoal
e profissional antes de atuar no funcionalismo.
Nasci na cidade de Campinas, ao lado dos meus pais
e meus 12 irmãos e tive uma infância ótima. Quando criança gostava muito de jogar bola, ir para escola e
ter contato com muitos amigosi. Na carreira profissional comecei a trabalhar com meus 17 anos. Nesse período já trabalhei como Auxiliar Aduaneiro no Aeroporto de Viracopos, Policial Militar, Supervisor no Pátio de Apreensão de Veículos e trabalhei na CPFL Energia. Hoje sou Servidor em Hortolândia com muito orgulho.

2) O que o motivou a ser Servidor? Como foi?
A CPFL era uma empresa ótima para se trabalhar, porém morava em Hortolândia. Ao abrir concurso para motorista, uma profissão que gosto muito, não pensei duas vezes e me arrisquei e felizmente passei em décimo lugar no ano de 2008. E, enfim, iniciei minha então carreira no funcionalismo público da cidade.

3) Ao assumir seu cargo, qual foi sua percepção?
No meu segundo dia como Servidor me associei ao Sindicato, buscando sempre participar e acompanhar
as melhorias para a categoria e ter um amparo legal,
se fosse necessário. Vi que isso era preciso, visto que
a entidade é de suma importância para o nosso setor.

4) Como iniciou sua trajetória no Sindicato?
Como disse, não queria melhores condições apenas para mim, mas também para todos. Participei de todas as assembleias oficiais, como associado. Aproveitava para tirar minhas dúvidas e colocar minhas opiniões, pensando sempre no funcionalismo. Passado o tempo passei a integrar o time de diretores.


Milton implementa uma ótima administração no Sindicato e ressalta a importância de uma gestão disciplinada

5) Como se tornou dirigente? Conte para nós como foi este processo de transição.
Quando me tornei associado, pude perceber que não tínhamos muitas conquistas e que durante anos não avançávamos nos benefícios. Em 2013 fui convidado para fazer parte da chapa como Secretário-Geral. Mesmo sendo apenas um associado nunca deixei de comparecer nas assembleias
e até em reuniões de diretoria executiva mesmo. Na reunião para a indicação do novo presidente, depois de ações na justiça, me tornei presidente na recomposição da Executiva. O processo ainda está sendo julgado, porém fizemos tudo dentro da legalidade do nosso Estatuto do Sindicato.

6) Como é sua relação com a categoria e com a atual Administração?
Temos um grande desafio, pois devido 23 anos de desconfianças e desacreditados da antiga diretoria, os Servidores não acreditvam na mudança. Nosso objetivo é reconquistar a categoria e mostrar com ações que seremos diferentes. Quanto à gestão, é nova, mas com uma forma mais inteligente e moderna de se relacionar com a Administração. Não é confrontando, mas usando o diálogo como base e respeito, colocando sempre o Servidor em primeiro lugar em busca de avanço.

7) Quais desafios enfrenta na militância atualmente e como tenta resolvê-los?
Meu maior desafio é conquistar a confiança do Servidor e trazê-lo para o Sindicato. Desta forma nos tornarmos ainda mais fortes. Além disso, o mais importante é a transparência dos atos que fazemos. Assim melhora a informação e divulgação dos atos legítimos realizados pela nossa entidade todos os dias nas mais diversas frentes. É um trabalho contínuo e que vai durar enquanto eu estiver de pé.

8) Como conheceu a Fesspmesp?
A Federação entrou na necessidade de termos uma representante atuante. Após pesquisar e também receber indicações, procurei o presidente Aires Ribeiro que nos apoiou desde o início da transição, participando com o seu advogado dr. Jamir Menalli e o diretor Araken Lunardi. Nossa 1ª assembleia ratificou a nova diretoria. Não posso deixar de agradecer a Associação dos Servidores Públicos Municipais de Hortolândia que também nos apresentou o dr. Paulo e dr. Guilherme, que foram decisivos na defesa da atual diretoria e fico feliz em terem os mesmos, como parte do Jurídico.


Ações pelo funcionalismo de Hortolândia sempre contam com a presença do líder, não importa dia nem hora

9) O que um dirigente sindical precisa ter na sua opinião?
Para ser dirigente é preciso pensar no coletivo, ouvir tanto elogios, que é algo fácil, e principalmente ouvir e lidar com as críticas. É preciso estar preparado para realizar todas mudanças necessárias.

10) Como avalia o trabalho do presidente Aires e da Federação?
Nesses meses em que estou fazendo parte, pude observar que o trabalho do presidente Aires à frente da Federação é muito bom, além da total atenção aos seus filiados ou não. É um presidente que está à disposição e sempre orienta da melhor forma. Hoje estamos seguros com a Fesspmesp.

11) Deixe uma palavra positiva para os Servidores de Hortolândia.
Aos Servidores de Hortolândia, em nome de toda a diretoria, reafirmo: iremos trabalhar para resgatar o Sindicato para vocês! Assim como o Sindicato se sente amparado pela Federação, os nossos companheiros podem e devem se sentirem amparados pelo STSPMH. Filia-se! Juntos somos fortes.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS


CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

Sindicato de Hortolândia está muito bem representado pelo presidente Milton Vianna Pinto e demais dirigentes

Confira mais notícias

 
F3 - Fesspmesp em 3 Minutos - Ressalta repúdio à gestão do prefeito Rodrigo de Suzano
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores