Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 27 de junho de 2017
ENTREVISTA - Patrícia Nunes da Silva, de Itapuí:
"Estamos mudando o cenário do funcionalismo"

Presidente Patrícia Nunes realiza um belo trabalho em prol do funcionalismo de Itapuí e tem aprovação de todos

Encerramos o quadro de entrevistas da Federação do mês de junho com uma líder sindical extremamente dedicada na luta pelo funcionalismo. Nossa equipe de comunicação conversou com a sindicalista Patrícia Nunes da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapuí. Mesmo em uma cidade pequena, a dirigente desempenha uma ótima gestão na entidade.

Com pouco tempo de gestão, Patrícia obteve ótimas conquistas para a categoria e continua na busca de direitos aos Servidores. Aos 40 anos e mãe de três filhos, Bárbara, Fernanda e Gutierrez, a companheira concilia e carreira sindical com os cuidados da família, e o faz com maestria. Mesmo atuando em sua função de Atendente a pedido do prefeito, a dirigente está sempre presente.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA!


Patrícia Nunes é presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itapuí e agradece o apoio
da Fesspmesp nas lutas que enfrenta na cidade
1) Que profissões exerceu antes do funcionalismo e com que idade começou a trabalhar?
Desde pequena, já aos cinco anos, eu trabalhava na roça para ajudar meus pais em casa, já que todos nós viemos de uma origem humilde e eles sempre exerceram atividades na lavoura e nem tinham ensino escolar básico. Logo na juventude fui para São Paulo em busca de novas oportunidades. Com isso, passei por vários empregos. Primeiro fui empregada doméstica, depois fui trabalhar na loja Euro Fashion e posteriormente, já na cidade de Itapuí, em um abatedor de aves.

2) O que te motivou a se tornar Servidor?
Na época, a principal questão foi a estabilidade financeira. Além disso, o serviço público seria uma garantia de emprego para que eu pudesse ajudar em casa cuidando dos filhos e auxiliando meu marido nas despesas do lar. Sem dúvida foi a melhor opção. Por isso, prestei concurso público, fui aprovada e hoje exerço o cargo de atendente na Prefeitura de Itapuí.

3) Como iniciou sua trajetória no Sindicato?
Desde que assumi o cargo na Prefeitura, passei a enxergar o cenário do funcionalismo de um novo panorama. Vi que o prefeito não valorizava o Servidor e não havia nenhum respeito pela nossa categoria. Foi então que passei a questionar os desmandos e a atuar para a fundação do Sindicato na busca de melhorias para o Servidor da cidade. A luta ainda continua.

4) E como se tornou presidente do Sindicato?

Meus companheiros de base perceberam minha atuação e sempre me apoiaram em minhas decisões. Com isso, muitos deles pediram para que eu ingressasse realmente no Sindicato, como dirigente. Fiz parte da fundação de nossa entidade e sempre lutei pelo funcionário público. Pensando nisso, aceitei e me tornei presidente da instituição. Aos poucos, aprendo mais sobre esse mundo.


A sindicalista atua sempre em prol do funcionalismo de Itapuí e conta com o apoio e suporte da Fesspmesp

5) Quais desafios você tem enfrentado na miltância?
No funcionalismo creio que principalmente é a questão do assédio aos trabalhadores. O prefeito daqui, muitas vezes, impõe medidas que são contra os direitos e deveres do Servidor. Alguns acabam aceitando para não perder o emprego, porém o Sindicato luta por dias melhores. Sei que não é fácil. Mas a cada dia estamos avançando em importantes causas e dando força a categoria.

6) Como é sua relação com a categoia e Administração?
Desde que assumi, melhoramos o cenário com o Servidor. Reerguemos a entidade aumentando consideravelmente o número de sócios do Sindicato de 58 para 112 sindicalizados. Isso mostra que a confiança em nossa gestão está crescendo a cada dia. Com a Adminsitração o relacionamento é apenas de respeito. Temos dificuldade nas negociações, mas isso não impede nossa luta.

7) Em sua gestão, quais ganhos pode destacar?
Além de aumentar nosso quadro de associados, já garantimos um Dentista para atender os Servidores, realizamos convênio com uma Área de Lazer completa aos sócios com piscina, churrasqueira, dois campos de futebol e muito mais. Ainda estamos em andamento com um convênio médico para atender os companheiros. Em breve, esperamos garantir novos benefícios na cidade.


Patrícia participa efetivamente das ações e eventos promovidos pela Fesspmesp; dirigente está sempre na ativa

8) Como você conheceu a Fesspmesp?
Antes de assumir a presidência, conheci o trabalho da Federação através dos vários informativos que eram publicados e o presidente anterior do Sindicato distribuía nas bases. Depois que assumir, ele me apresentou aos dirigentes da Fesspmesp e só pude comprovar que tudo aquilo que constava nos boletins era verídico. Um belo atendimento, suporte e representatividade aos Sindicatos filiados.

9) Como avalia o trabalho do presidente Aires?
Aires é uma pessoa muita honesta e parabenizo ele pelo grande caráter. Na questão de trabalho nem tenho como explicar sua competência e compromisso. Ele sempre se preocupa com nossas condições e, quando possível, não mede esforços para visitar pessoalmente e solucionar problemas que vão além de nosso conhecimento. Resumindo tudo isso, nosso presidente é nota dez.

10) Deixe uma mensagem aos Servidores de Itapuí.
Meus queridos companheiros de trabalho, sejam sócios ou não, pois o Sindicato é de todos, confiem em sua entidade sindical. Nosso trabalho é sério e em prol de todos os funcionários da cidade. Da mesma forma, lutem ao nosso lado e que a confiança seja recíproca. Estamos de portas abertas para atender todos que necessitem e munidos da melhor forma para enfrentar os desafios diários!

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS


CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

Com mais de 70 entidades filiadas, Patrícia participa da Assembleia de Prestação de Contas da Fesspmesp

Confira mais notícias
 
F3 - Fesspmesp em 3 Minutos - Destaca preparação da Federação para a greve geral, dia 30 de junho
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores