Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 19 de setembro de 2017
ENTREVISTA - David Samuel, de Taquarituba:
"Lutaremos incansavelmente pelo Servidor público"

David Samuel exerce um papel fundamental no Sindicato; seu trabalho conjunto com a diretoria gera resultados

Uma liderança jovem, mas com muita determinação, competência e espiríto de liderança em meio ao funcionalismo. Estamos falando do companheiro David Samuel Alves, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Taquarituba. Há sete anos no setor público, o dirigente foi um dos responsáveis pela reativação do Sindicato no município e, desde então, representa os Servidores.

Mesmo com apenas 33 anos de idade, David se destaca no trabalho em prol da categoria. Ingressou na Prefeitura como Auxiliar de Serviços Gerais, em 2010, mas prestou novo concurso posteriormente e passou a exercer a função de Pintor. Casado e pai de dois filhos, o sindicalista concilia a carreira sindical com o papel de pai de família. Confira a seguir a conversa da nossa equipe com o dirigente.

Veja abaixo o bate-papo na íntegra com David Samuel:

David Samuel Alves é presidente do Sindicato
dos Servidores Públicos de Taquarituba; um
líder jovem e exerce o cargo de Pintor Oficial

1) Conte um pouco da sua vida pregressa?
Venho de uma família bem conservadora, com pais que eram muito rígidos e tudo precisava ser seguido a risca. Aos 12 anos de idade, comecei a ajudar meu pai em seu serviço como ajudante de pedreiro. Mais tarde, ingressei em um novo trabalho como garçom. Fiquei nesse cargo por seis anos, até que quando completei 26 anos de idade prestei meu primeiro concurso em Taquarituba. Passei e desde então sou Servidor.

2) O que te motivou a ser Servidor?
Principalmente a estabilidade financeira que o cargo público proporciona aos funcionários. Na primiera oportunidade que apareceu, não penseis duas vezes. Foi quando prestei concurso pela primeira vez, no ano de 2008. Fui aprovado, porém só assumi o cargo na Prefeitura em 2010. No entanto, o cenário do setor público não era aquilo que eu imagina exatamente.

3) E como era o quadro do funcionalismo?
Eu vim de um serviço com horário definido de entrada, mas não tinha horário de saída. Isso foi algo bom que constatei como Servidor: os horários eram cumpridos. Por outro lado, existia muita falta de vontade da Administração em conceder boas condições aos funcionários. O pior era que nessa época não tínhamos nenhuma entidade que representasse verdadeiramente nossos interesses, pois o Sindicato estava desativado.

4) E como iniciou a trajetória no Sindicato?
Neste momento em que todos os companheiros estavam necessitando de representação sindical, eu tomei a frente nos trâmites burocráticos para que o Sindicato fosse reativado em Taquarituba. Pela minha iniciativa, todos os meu companheiros disseram que eu deveria estar no comando da entidade e representar a categoria. Então, assumi a presidência da instituição assim que foi reativada.

5) Como está a relação atual com a Prefeitura?
Atualmente, a relação entre Administração e Sindicato é muito boa. Temos o diálogo como principal ferramenta de negociação em ambos os lados. Creio que essa seja a melhor forma de avançar nas demandas dos Servidores e colocar todas as reivindicações em evidência. Da mesma foram, conseguimos entender as explicações do prefeito e intermediamos o que seja bom para os dois lados.

6) E qual o principal desafio que enfrenta?
Como ainda estamos em processo de reativação da entidade, o maior desafio é conquistar a confiança da categoria, principalmente daqueles que já estão há mais tempo no setor. Mas estamos trabalhando fielmente para retirar qualquer desconfiança do nosso trabalho. Usamos o trabalho de base para propagar nossas ações e garantir o fortalecimento e união dos trabalhadores com a entidade.



Com apenas 33 anos, David já lidera uma entidade sindical com total empenho e dedicação em Taquarituba

7) Como você conheceu a Fesspmesp?
Foi através do presidente do Sindicato de Coronel Macedo, Clodoaldo Garcia, e do assessor da Federação, Milton Luna. Eles me apresentaram todo o histórico da entidade e os trabalhos feitos com os seus filiados. Acreditei no que me foi mostrado e decidi me filiar à Fesspmesp. Contamos com um apoio diferenciado e respaldo total em vários segmentos. O trabalho melhorou e muito depois disso.

8) Como avalia o trabalho do presidente Aires Ribeiro?
É um trabalho muito diferenciado. Não é a toa que a Fesspmesp é a maior Federação de municipais do Brasil. Muito se deve ao trabalho e linha de raciocínio do presidente Aires Ribeiro. É claro que toda a equipe que atua pela Fesspmesp faz um excelente trabalho e atende todos o filiados com maestria. Porém, o principal idealizador foi o Aires. O trabalho bem feito só tende a cresce cada vez mais.

9) Qual sua opinião referente ao cenário corrupto do País?
O dirigente sindical deve gostar muito daquilo que faz e sempre se preocupar em ajudar os outros. É preciso perseverar durante as lutas travadas em busca de melhorias pelo funcionalismo, saber lidar com as críticas, principalmente aquelas que o dirigente não merece. Para todas as más línguas, responder através do bom trabalho feito pelos Servidores e que resultem em ganhos concretos.

10) Deixe uma palavra positiva para os Servidores de Taquarituba.
Servidores, estamos sempre na luta por melhorias! Neste momento de reestruturação do Sindicato, precisamos da união e da confiança de todos, pois nosso trabalho é sério. Somente assim poderemos avançar e conquistar direitos e benefícios para toda a categoria. Estamos sempre de portas abertas e prontos para atender às demandas do trabalhador público. Contem conosco companheiros.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS


CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

ARQUIVO - David esteve na reunião que iniciou o projeto de casa próprias para Servidores de Coronel Macedo

Confira mais notícias

 
F3 - Fesspmesp em 3 Minutos - Servidor de Itapevi se mobiliza
e prova que a união faz a força
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores