Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 16 de novembro de 2017
ENTREVISTA - Claudete de Oliveira, de Itirapina: "A Federação é o coração do funcionalismo de São Paulo"

Companheira Claudete é uma guerreira obstinada que batalha diariamente por melhorias no setor público

Há quase três anos, batemos um papo com a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itirapina, Analândia e Corumbataí, a companheira Claudete de Oliveira (saiba mais). Como nesse período muita coisa aconteceu, resolvemos atualizar algumas informações com base nas últimas experiências e trabalhos. Na entrevista atual, questionamos também a conjuntura atual do País.

Formada na área da saúde , mulher de garra e destemida, luta com afinco em defesa do funcionalismo. Nunca abaixou a cabeça para mimguém. Já enfrentou várias tempestades com prefeitos intransigentes e autoritários. Atualmente, além de líder da entidade, é vereadora, o que na prática mostra o respeito e carinho da população. Na hora do enfrentamento não mede palavras e faz uma gestão transformadora.

CONFIRA ABAIXO A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA COM A CLAUDETE DE OLIVEIRA

Claudete de Oliveira é dirigente há mais de
dez anos e atua como líder do Sindicato dos Servidores de Analândia, Itirapina e Corumbataí
1) Como está a atual situação do funcionalismo?
Temos sido cada vez mais presentes na base. Desenvolvemos projetos fortes que incluem a participação direta de nossos diretores com os Servidores de Itirapina, Analândia e Corumbataí. Mesmo diante das enormes dificuldades com as Prefeituras negligentes, principalmente no município de Corumbataí, o que resulta em poucos Servidores filiados. Mas, aos poucos, vamos contornar essa situação.

2) Estar vereadora facilitou alguma coisa com relação às lutas do funcionalismo?

Sempre ajuda estar no meio político. Quando ingressei na vida pública tive a percepção que no mandato anterior muitos projetos que foram implantados eram ruins, e partiam do princípio de ir contra os direitos dos Servidores. A Câmara se mantém silenciosa em suas intenções, o que prejudica os Servidores, que não possuem acesso a nenhum meio de comunicação imparcial. Conclusão: quando as maldades da Prefeitura chegam aos ouvidos dos companheiros já é tarde demais. Por essas razões a condição de vereadora favorece bastante a classe trabalhadora e a população.

3) Como avalia o posicionamento dos nossos representantes em Brasília?
Não tem como avaliar. É ruim demais para definir como uma conduta humana. O Brasil foi um dos últimos países colonizados a deixar a escravidão, mas infelizmente o nosso atual Governo decidiu que este é o momento para voltar no tempo e escravizar os trabalhadores. Todos os atentados em tramitação em Brasília são exclusivamente contra a classe trabalhadora. A verdade é que a justiça não é realizada da forma correta e quem paga o pato somos nós.

4) Como acha que o Servidor pode ajudar no fortalecimento das entidades sindicais?
O Servidor precisa se associar ao Sindicato e fortalecer a nossa luta. Tiraram todas as garantias e tudo o que representava os direitos da população. O funcionário precisa ter fé e depositá-la em sua entidade, pois caso contrário, a situação só irá piorar. O País agora é Patronal, formado exclusivamente por chefes mal-intencionados e trabalhadores sem voz. Precisamos nos unir para transformar o Brasil.


Dirigente conta com o apoio da diretoria da Federação e dos companheiros de Itirapina, Analândia e Corumbataí

5) Como está a relação (negociações) com as prefeituras em prol dos Servidores?
Temos encontrado inúmeras dificuldades em todos os municípios que administramos. Falta compreensão. De acordo com as Prefeituras, as dívidas que herdaram dos antigos gestores são altas demais. Mas esse tipo de desculpa é visivelmente mentirosa. Todos sabiam as condições financeiras de suas respectivas cidades. Apesar dos empecilhos, conseguimos estabelecer um diálogo e atualmente cobramos tudo o que precisa ser colocado em ordem. O grande problema é que os governantes acham que podem se espelhar no Temer e fazer dos municípios cidades sem lei.
Mas isso não nos impede de arregaçar as mangas e enfrentar esse tipo de prefeito descarado.

6) Como acha que a Federação contribui com os Sindicatos?

Considero a Federação o coração do funcionalismo do Estado de São Paulo. Conto com o respaldo da entidade para me ajudar em todas as dificuldades que enfrento no meu cotidiano. Sei que a vida dos dirigentes é corrida e por isso agradeço o apoio mesmo de longe. Não tenho o que reclamar da instituição, principalmente o presidente Aires e do companheiro Cláudio Aparecido dos Santos, conhecido como Ted, que possuem índole maravilhosa e realmente lutam por um bem maior.

7) O que realmente espera do Brasil para 2018?
Espero 100% de mudança. Apesar de acreditar que a nossa população ainda não sabe votar da forma correta eu acredito que o conhecimento adquirido pelos trabalhadores neste momento que estamos enfrentando venha ser bom na hora de depositar o voto nas urnas. Precisamos pesquisar e nos inteirar sobre quem merece assumir a administração de nosso País. Já tivemos outras crises bem ruins e sempre encontramos uma forma de superar. Torço para um futuro melhor a todos os brasileiros.


Claudete é uma mulher carismática que participa de todas as ações em prol do funcionalismo com muita alegria

8) Deixe uma palavra de encorajamento para os demais dirigentes?
O setor público e seus dirigentes são alvos permanentes de ataques e injustiças. Mas os perseguidos podem ter a certeza de que se incomodam é porque tem feito um trabalho diferenciado e de conduta irrepreensível. Isso mostra que não podemos nos calar e jamais pelegar. Temos que ir à luta e defender os direitos dos trabalhadores e de seus familiares, dependentes do sucesso das nossas intervenções.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

ARQUIVO - Trabalhadores, presidente Aires Ribeiro e a líder do Sindicato, Claudete Oliveira, comemoram vitória

Confira mais notícias

 
Presidente na Estrada - Visita ao Sindicato de Porto Feliz renova alianças de suporte da Federação
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores