O coordenador de Saúde e Segurança no Trabalho da Fesspmesp, Antonio Rodrigues (Toninho do Caps), escreveu um artigo alusivo ao Dia do Profissional de Segurança do Trabalho. O sindicalista destaca a importância do trabalho dos companheiros e parabeniza cada um pelo empenho no exercício da função. Vale a pena ler e compartilhar! Acompanhe na íntegra:
Dia do Profissional de Segurança do Trabalho,
Agente fundamental
para preservação da saúde dos companheiros
Na próxima quinta (27) é comemorado o Dia do Profissional de Segurança do Trabalho. Como representante da categoria dos Servidores, sabemos a importância da data e dos profissionais que trabalham 365 dias por ano em prol da saúde e da vida de nossos trabalhadores.
Foi em 1985 que as profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho foram regularizadas através da Lei nº 7.410. Além disso, todos os processos que envolvem a saúde e a segurança do trabalhador estão registrados nas Normas Regulamentadoras, que estabelecem a obrigatoriedade dos programas responsáveis pela saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Com isso, as atividades desempenhadas pelos profissionais são reduzir ou eliminar os riscos à saúde do trabalhador; orientar e treinar trabalhadores sobre as normas de segurança do ambiente e a medicina do trabalho, além de orientar o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
A data também nos remete ao dia 27 de julho, quando é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, pois, mesmo com a preparação desses profissionais, o Ministério da Previdência ainda aponta cerca de 700 mil casos de acidentes de trabalho no Brasil todos os anos. As principais causas desses acidentes são maquinário velho e desprotegido, assédio moral, mobiliário e tecnologia inadequada e desrespeito a diversos direitos do trabalhador. Tudo isso demonstra o frequente descaso da empresa em relação à segurança do trabalhador.
Em 1972, foi implementado o Serviço Obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Desde então, as empresas devem cumprir a lei, assim como os trabalhadores precisam estar atentos à sua segurança, procurar e ouvir sempre um especialista de segurança para garantir que não haja acidentes durante o expediente.
Mesmo com os dados ainda alarmantes parabenizo os profissionais, pois acredito que seu trabalho é essencial para que não ocorra mais desastres, já que se dedicam para oferecer melhores condições de segurança para todos trabalhadores do País!
Antonio Rodrigues (Toninho do Caps) é vice-presidente do Sintrasp (Sindicato dos Servidores de Osasco e Região) e coordenador de Saúde e Segurança do Trabalhado da Fesspmesp |