Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 3 de fevereiro de 2015
Jesomar Alves Lobo nunca compactuou com
injustiças e há 25 anos defende o Servidor

Jesomar (centro) participa de encontro com o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, em novembro/2014

A Fesspmesp tem um quadro de entrevistas que tem sido muito repercutido entre os companheiros e ganhado vários cliques no site. Toda terça, publicamos histórias de dirigentes de Sindicatos filiados à nossa Federação. E, hoje, dia 3 de fevereiro, o entrevistado será Jesomar Alves Lobo, presidente do Sindserv-Mauá (Sindicato dos Servidores, Autárquicos e Câmara Municipal de Mauá).

Jesomar é diretor da Fesspmesp. Está há mais de 25 anos no meio sindical e tem contribuído muito para a ampliação do trabalho no estado, inclusive apoiado outras entidades em eleições. É pai de quatro filhos e avô de quatro netos (três mulheres e um homem). Já foi preso político e tem uma vida dedicada à militância. Confira:

ACOMPANHE A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA E DIVULGUE:

1) Quando ingressou no movimento Sindical?
Estou no movimento há mais de 25 anos. Em 1982, entrei na prefeitura na função de Mestre de Obras. Fazia parte de uma associação, porque naquela época os Sindicatos eram muito perseguidos. E mesmo assim lideramos fortes movimentos grevistas em prol da valorização do Servidor. Em 1988, transformamos a associação em Sindicato e o trabalho deslanchou.

Jesomar Alves Lobo é sindicalista há 25 anos

2) De onde vem tanto empenho para lutar pelo Servidor?
Desde moleque nunca compactuei com injustiças. Como todos sabem, vivemos em um País desigual. Em razão disso, sempre fui engajado na política. Iniciei como ator político nos movimentos estudantis. Já fui preso político e fiquei detido por 120 dias (sendo 80 dias no Dops e 40 dias na rua Tutoia). Quando entrei para o serviço público percebi que os problemas eram muitos e alguém precisava fazer alguma coisa.

3) É presidente do Sindicato desde a fundação?

Já ocupei vários cargos na diretoria da entidade até chegar à presidência. Atualmente, estou em meu terceiro mandato. Com muito trabalho, construímos uma sede própria bem estruturada, com bom atendimento de segunda a sexta, dentista no local, ampla área para a prática de lutas marciais e uma área de lazer com garantias de diversão para os Servidores associados e familiares.

4) Qual a realidade do Servidor de Mauá?
Ano a ano temos melhorado os salários dos companheiros. Na prática, a atuação sindical tem colocado mais dinheiro no bolso deles. Temos um cartão alimentação no valor de R$ 300,00, convênio médico e muitos benefícios oferecidos pelo Sindicato e nossos parceiros.

5) Qual a expectativa para a Campanha Salarial?
Sem dúvida, a expectativa é grande. Acabamos de montar uma pré-pauta que será apresentada aos Servidores durante assembleia na próxima semana. Após a aprovação do documento, uma cópia seguirá para as secretarias da administração, inclusive para o gabinete da prefeitura.





Imagens registram vários momentos do dirigentes Jesomar: eleição, negociação, seminário, festa, entre outros

6) Quais as principais reivindicações?
A principal é o aumento salarial, ou seja, a inflação do período mais ganho real. Além disso, queremos 30 horas para a Enfermagem, aumento do cartão alimentação para R$ 450,00, convênio odontológico, auxílio funerário e muito mais.

7) Recorda-se de algum momento difícil enfrentado durante sua gestão?
Como disse, estou no Sindicato desde a fundação e já enfrentamos momentos bem difíceis. Porém, destaco um acontecimento em recente administração petista, quando ficamos três meses de greve. A luta foi dura. Todos os dias, mais de 2.500 Servidores iam pra luta cobrar respeito e valorização. A grande vitória é que não tivemos os dias descontados e ainda a greve foi julgada legal.

"Temos lideranças que ficam vários dias fora de casa para contribuir em uma manifestação, participar de protestos e trabalhar em eleições. A Fesspmesp está no caminho certo, porque conseguiu
formar uma família!"

8) Como avalia o trabalho da Fesspmesp?
É com muita alegria que ocupo o cargo de conselheiro fiscal da Federação, além de ajudar o companheiro Ted nas eleições e cuidar da parte de segurança, que avalio como confiável e segura. Sobre o trabalho da Fesspmesp considerado muito bom e responsável. A direção dos companheiros Aires e Ted tem tido uma postura de lealdade e parceria.

Sabemos que ainda há muito que ser feito. Mas hoje a Federação tem um comprometido quadro de diretores que tem lutado com muita eficácia em prol do fortalecimento e organização do setor. Temos lideranças que ficam vários dias fora de casa para contribuir em uma manifestação, participar de protestos e trabalhar em eleições. A Fesspmesp está no caminho certo, porque conseguiu formar uma família!

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

Continue bem informado. Saiba mais sobre a Fesspmesp por meio das redes sociais - Facebook, Instagram, Youtube, Flickr e Twitter.


Jesomar Alves Lobo é muito querido pelos companheiros e tem grande admiração do movimento sindical

Confira mais notícias

 
Manoel Dias, ministro do Trabalho e Emprego, concede entrevista para a TV Fesspmesp
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores