Home Home Home Home Home Home Home

Notícias São Paulo, 25 de maio de 2015
ATENÇÃO, DIRIGENTES - Ministério do Trabalho
altera regras dos pedidos de registro sindical

A Federação informa aos seus dirigentes uma importante alteração na Portaria nº 326 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que dispõe sobre as regras para pedidos de registro sindical. Agora, de acordo com a Portaria nº 671, de 20 de maio de 2015, o processo sofreu algumas alterações importantes, como prazos e processos para que os pedidos sejam analisados de forma mais rápida.

O QUE MUDA - A portaria foi assinada com o objetivo de descentralizar os processos. Uma das principais mudanças é que as análises dos pedidos ocorrerão nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs) e não mais diretamente na Superintendência Regional do Trabalho (SRT), o que muitas vezes causava lentidão nas respostas dos processos encaminhados.

O novo procedimento descentraliza e traz rapidez na análise, pois permite que não ocorra falta de documentação sem que a entidade seja informada rapidamente. A documentação só seguirá ao SRT após passar pela análise inicial das SRTEs, que têm o prazo de 90 dias para resposta. Se for identificada alguma falta de documentação, a entidade será notificada em até 20 dias.

IMPORTANTE - Outra novidade é a exigência de assembleias para que os trabalhadores decidam se querem criar um novo Sindicato. Os eventos de impugnação, de dissociação e desmembramento deverão ser realizados no perímetro urbano da sede dos municípios da entidade. O prazo aumentou para 120 dias para ratificar ou não o pedido. A medida evita que as assembleias sejam realizadas em locais inacessíveis e que pedidos sejam invalidados por conta do prazo.

Clique aqui e leia a Portaria nº 671 na íntegra

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr, Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com



Confira mais notícias

 
Manoel Dias, ministro do Trabalho e Emprego, concede entrevista para a TV Fesspmesp
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores