Home Home Home Home Home Home Home

Notícias São Paulo, 19 de junho de 2015
Jornalistas da Fesspmesp participam de debate
sobre comunicação e trabalho, em São Paulo

Jornalistas, ativistas, blogueiros, entre outros, participaram do debate no Centro de Estudos Barão de Itararé

A Agência Grita São Paulo mantém-se com foco nas diversas formas de comunicação social e trabalhista. Pensando em manter a qualidade textual e oral e aprimorar técnicas quanto à transmissão de informações, a equipe de comunicação, representando nosso secretário de imprensa, Denilson Bandeira, compareceu a mais um debate com importantes pensadores do setor.

Promovido pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, dia 17 de junho, o debate "Comunicação e Trabalho" contou com os especialistas Roseli Fígaro, professora da Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA/USP); César Bolaño, professor de Economia da Universidade Federal de Sergipe (DEE/UFS); e Paulo Zocchi, presidente do Sindicato dos Jornalistas.

Foram discutidas as principais barreiras encontradas pelos jornalistas para se chegar ao trabalhador e, de fato, obter o conhecimento do que ocorre dentro do ambiente corporativo durante sua jornada laboral. Segundo Roseli Fígaro é primordial ao jornalista a cautela, tanto durante a captação de informações quanto durante o ato da publicação. Ela enfatiza que é comum, porém perigoso, esbarrar com conflitos de interesses, não só dos grandes empresários, como também dos seus próprios colaboradores.

O debate não se manteve somente quanto às formas de noticiar. Entre os jornalistas presentes, se fez claro o descontentamento com o controle excessivo exercido pelos líderes dos grandes jornais; o que tem dado origem ao crescente surgimento de blogs e outros meios de comunicação informal. Tal avanço na comunicação feita de maneira voluntária gera impacto na indústria jornalística que já resulta em escassez de trabalho formal e assalariado, além de inúmeras demissões em massa.

O evento teve origem a partir da parceria do Barão de Itararé com o Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM - UFS) e o Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT). Para obter mais informações sobre futuras palestras e debates, entre em contato pelos telefones (11) 3159.1585 ou (11) 98442924 ou pelo facebook.com/baraomidia.

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr, Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Confira mais notícias

 
Ciranda Sindical pela Educação reúne representantes de 25 Sindicatos do setor público
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores