Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 28 de Julho de 2015
FESSPMESP ENTREVISTA - Maria Angélica encara luta por Servidores como sua verdadeira missão de vida

Aposentados e pensionistas vão ao Sindicato cumprimentar a presidente Maria Angélica pelo excelente trabalho

Prestar assistência aos trabalhadores públicos não é uma tarefa fácil e necessita de uma dedicação com uma pitada extra de sensibilidade aos anseios humanos. Compenetrada e dedicada, nossa entrevistada da semana é a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Taquaritinga (SSPMT), Maria AngélicaTiossi Boer.

Casada e mãe de dois filhos, a dirigente está no setor público há 13 anos e enxerga nos companheiros uma extensão de sua família. Em nossa entrevista, Maria Angélica conta sobre os principais desafios encontrados em sua carreira no âmbito sindical e seus planos para melhorar a vida dos Servidores.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA


Maria Angélica Tiossi Boer é presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais
de Taquaritinga desde julho de 2014
1) Como se tornou funcionária pública?
Em 1986, comecei trabalhando como Escriturária de creche. Depois passei para a Coordenação de creche e lá trabalhei por 13 anos. Até que fui transferida para uma escola municipal. Acompanhei de perto inúmeras injustiças cometidas com meus companheiros da área da educação e isso despertou em mim, além da curiosidade, a vontade de melhorar nossas condições de trabalho e, por consequência, de beneficiar o ensino. Foram e estão sendo grandes desafios.

2) Como entrou no meio Sindical?
Quando trabalhava na escola municipal, conheci um grupo que estava montando uma chapa. Como eu participava de diversas atividades na região, eles me convidaram para fazer parte da equipe, representando meus companheiros da área da educação. Não pensei duas vezes e aceitei o convite. Atuei como diretora social e secretária por oito anos. Agora estou na presidência há cerca de um ano.

3) Quando assumiu a presidência, qual o principal desafio encontrado?
Acho que o maior desafio quando entrei foi me deparar com um setor administrativo da prefeitura, que tentava aumentar a carga horária dos trabalhadores de creche.

Eles queriam mudar a carga que era de seis para oito horas, o que era inadmissível, já que o trabalho era de suma importância, porém exaustivo. Coloquei-me à frente de meus companheiros, saí atrás de opiniões e de apoio e consegui reunir cerca de 400 Servidores em assembleia. Negociamos e com muita união e pulso firme, conseguimos manter a jornada em 6 horas diárias.

4) E quanto à sua principal vitória? Qual seria?
Sem dúvidas nossa principal vitória foi a mais recente, onde conseguimos reestabelecer o cartão-alimentação aos aposentados e pensionistas. A prefeitura, visando regularizar as contas públicas, cortou o benefício desses trabalhadores que tanto contribuíram com o município e nós não podíamos admitir tamanha crueldade. Para nossa alegria conseguimos reparar o erro rapidamente, entrando com uma ação na Justiça e conseguindo reimplantar o benefício no último dia 21 de julho.


Angélica, sempre presente na base, atende Servidores e aposentados com a mesma dedicação e carinho

5) Quais são as mudanças concretas adquiridas em prol do Servidor?
Além do cartão-alimentação e da vitória quanto à carga horária, conseguimos garantir a insalubridade para os Coveiros, Agentes de Trânsito e Funcionários da Rodoviária. Também ficamos muito felizes, pois, por meio de muita negociação com o setor administrativo da prefeitura, conseguimos elevar o salário dos Agentes Comunitários de Saúde e os de Combate às endemias e ainda conquistamos o cartão-alimentação para esses trabalhadores. Todos são importantes para nós e merecem ter seus direitos garantidos. Vamos continuar trabalhando.

6) Como é a relação com a prefeitura da cidade?

Eu simplesmente não tenho do que me queixar. Durante todo esse tempo, eles nos atenderam de maneira cordial e sempre conseguimos negociar com paciência e respeito. Só tivemos alguns desentendimentos sobre o cartão-alimentação, mas quando o diálogo está aberto, é possível chegar a um acordo que beneficie ambas as partes. Claro que se houver a necessidade, novamente vamos entrar com recursos na Justiça, porém ainda confio que vamos manter esse contato de maneira produtiva e limpa, em benefício do município e de seus trabalhadores.

7) Quais benefícios são oferecidos aos sócios?
Hoje eu destaco nosso departamento jurídico que presta assistência aos trabalhadores, todas as terças e quintas. O atendimento tem sido um sucesso e os Servidores nos procuram cada vez mais para esclarecer dúvidas sobre seus direitos e deveres. Também oferecemos desconto em faculdades e cursos de capacitação profissional. Nossos filiados também recebem um cartão de desconto que é aceito em diversas lojas da região.

8) O que pleiteia para o futuro do Sindicato?

Nós já dispomos de convênio odontológico, mas pretendo negociar mais opções de convênios de saúde. Pretendo investir também em tratamentos psicológicos para os filiados e suas famílias. É essencial que nossos Servidores tenham qualidade de vida e quero que todos tenham várias opções de escolha quando o assunto for saúde. Também pretendo aumentar nossos laços com a comunidade e comércio local, ampliando nosso convênio de descontos aos associados e ao mesmo tempo auxiliando a economia regional.


Aceitação total e respeito de todos os setores. Duas coquistas imensuráveis para a presidente Maria Angélica

9) Como descreveria seu trabalho?
Costumo dizer que tenho uma verdadeira missão e que vou cumpri-la com o máximo empenho. Não é só uma maneira de ser uma trabalhadora de sucesso - vejo meu trabalho como reflexo de meus conceitos e desenvolvimento como o ser humano que sou.
É neste ser humano dedicado e consciente que eu quero que os Servidores confiem. Sempre peço a Deus que guie meu caminho na luta em prol do meu próximo e aos poucos ele me direciona. Assim continuarei defendendo a categoria por uma questão de honra.

10) Deixe uma mensagem aos internautas.

Agradeço ao Servidor pela oportunidade de trabalhar pela classe e reconheço que o apoio da Federação tem sido fundamental para o sucesso de várias ações. Encontro na equipe da Fesspmesp uma verdadeira família que está sempre pronta para me auxiliar e me abrir a mente, para solucionar problemas. Nossa parceria tende a trazer ainda mais melhorias para minha cidade.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS


CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Agentes Comunitários de Saúde comemoram a conquista do cartão-alimentação no valor de R$ 280,00

Confira mais notícias

 
Tadeu Cohen comenta sobre os ganhos conquistados na greve dos Servidores de Campinas
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores