Com o objetivo de encontrar soluções para antigas reivindicações do setor público, como direito de greve e negociação coletiva (OIT 151), nosso presidente Aires Ribeiro participou de importante reunião na Força Sindical, dia 21 de fevereiro.
Também estiveram presentes Sérgio Mendonça, secretário de Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento; Cristina Helena Gomes, coordenadora do setor na Força; o secretário-geral da Central, João Carlos Gonçalves (Juruna); e Ivandro Moreira, diretor do Stap (Servidores de Guarulhos) e membro da Comissão que debate a 151, no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Objetivo - Na ocasião, as lideranças ouviram de Mendonça que o governo busca entendimento com todas as Centrais Sindicais para elaborar um projeto de consenso que atenda às reivindicações do funcionalismo.
Mendonça afirma: "O governo pretende elaborar um projeto de lei sobre o direito de greve e negociação coletiva no serviço público. A intenção é formular proposta de consenso para ajustar a legislação do País e negociá-la com as Centrais Sindicais".
Aires comenta: "O governo está no caminho certo. A iniciativa do secretário Mendonça é correta. Busca agilizar o processo de regulamentação da 151, que atende antigas reivindicações do funcionalismo". Aires lembra que desde 1988, o Servidor tem direito a constituir Sindicato, mas a Constituição não garante o direito de greve e negociação coletiva.
Nos próximos dias, Sérgio Mendonça vai se reunir com representantes de outras Centrais. |