O novo ministro do Trabalho e Emprego (MTE) é Manoel Dias, secretário-geral do PDT (Partido Democrático Trabalhista). Ele foi empossado dia 16 de março, no Palácio do Planalto, em Brasília, e substitui Brizola Neto, que é da mesma legenda e assumiu a Pasta em maio de 2012. Dias terá como prioridade melhorar o atendimento ao cidadão.
Dilma Rousseff - Durante a posse, a presidenta Dilma Rousseff destacou que conhece Manoel há mais de 30 anos e sabe de sua capacidade para comandar o Ministério. A presidenta destacou também o comprometimento do novo ministro com os direitos dos trabalhadores e chamou a atenção para a necessidade do MTE se modernizar.
Perfil - Manoel Dias tem 74 anos e é natural de Içara (SC). É advogado e fundador do PDT junto com Leonel Brizola - de quem foi secretário por mais de 30 anos. Atualmente, ocupa a função de secretário-geral do partido.
Na década de 60, foi líder estudantil e presidente da União Catarinense de Estudantes (UCE). Também foi eleito vereador em 1962 pelo antigo PTB.
Foi preso político e teve o seu mandato cassado pelo golpe militar de 1964, porém, em 1967, disputou novo mandato como deputado estadual e foi eleito e novamente cassado. Dessa vez, com base no Ato Institucional Número 5, perdendo também os seus direitos políticos por 10 anos.
Mais informações, acesse www.gritasaopaulo.com.br
Leia também
Queremos o Ministério do Trabalho no controle do cadastro sindical |