Dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) divulgada hoje, dia 4 de julho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o número de Servidores municipais cresceu 86% desde 1999. Atualmente, são mais de seis milhões de trabalhadores nas prefeituras.
O IBGE se limita falar sobre funções e responsabilidades das prefeituras e se o crescimento da população pode provocar o progresso econômico das administrações municipais.
Pesquisadores citam que um dos motivos para o crescimento econômico das cidades é o Sistema Único de Saúde (SUS), devido ao repasse de recursos naturais do setor federal e estadual.
Cargo de confiança - A pesquisa mostra ainda que do total de pessoas nas prefeituras, 527 mil (8,4%) são funcionários sem concurso (chamados cargos comissionados ou de confiança), que exercem a função por indicação. Goiás e Sergipe aparecem com os maiores índices de comissionados no País, são percentuais de 17,7% e 15,1% - respectivamente.
A Munic também analisou o perfil dos responsáveis pelo setor de Assistência Social, e o resultado foi que entre as mulheres gestoras, 26,1% (1.216) são preenchidos pela primeira dama.
Leia também
Jornalistas do meio sindical se reúnem para articular cobertura do Dia Nacional de Luta |