Home Home Home Home Home Home Home

Notícias São Paulo, 22 de setembro de 2015
SANTA CATARINA - Decisão do TST sobre
direito de greve reforça legitimidade dos Sindicatos

Em decisão unânime, os magistrados da Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho mantiveram a demissão por justa causa de um trabalhador que interrompeu a jornada para negociar reajustes salariais e melhores condições de trabalho, sem intervenção sindical. A ação legitima, ainda mais, a importância do Sindicato como intermediador da relação entre patrão e trabalhador. Em Santa Catarina, os ministros indeferiram o pedido do trabalhador por insubordinação e indisciplina.

UNIÃO - Na decisão, a Justiça reiterou a importância dos Sindicatos, declarando que a reivindicação deve ser canalizada pelas entidades sindicais, pois é no plano da negociação coletiva que devem ser alcançados direitos pleiteados por uma determinada categoria. Os Sindicatos e suas devidas associações e vertentes devem ser acionados, uma vez que são legalmente constituídos para representar e realmente defender os interesses da classe.

RECURSO - Mesmo com o argumento do trabalhador de que o direito de greve é garantia constitucional e não está condicionado à participação sindical, o tribunal manteve a sentença. Os magistrados mantiveram a demissão, o que para nós é lamentável, porém segue de alerta para todos os nossos Servidores.

Pedimos aos nossos colaboradores que procurem as entidades diante de qualquer abuso sofrido. Somos preparados, temos respaldo legal, estamos à sua disposição e vamos encarar qualquer batalha por você. Confie!

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com


Confira mais notícias

 
Toninho do Diap palestra para representantes de mais de 70 Sindicatos do setor público
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores