Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 13 de outubro de 2015
ENTREVISTA - Mara supera desafios com trabalho
forte e luta em defesa dos Servidores de São Vicente

Respeitada pelos Servidores, Mara não foge da luta e trabalha duro para defender os direitos do trabalhador

Mara Valéria Giangiulio é uma mulher de voz firme e personalidade forte. Professora da rede municipal de ensino há mais de 30 anos, dedica-se diariamente à luta em defesa de salários mais dignos e melhores condições de trabalho para o Servidor. Por isso, está há cerca de 20 anos na diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente, no Litoral paulista.

Assumiu a presidência do Sindicato pela primeira vez em 1996. De 1994 a 1998, representou os Servidores na Câmara Municipal, tendo sido eleita vereadora com votação expressiva. De intensa participação política, é uma das principais lideranças de São Vicente e participa ativamente da vida pública. Em 28 de outubro de 2012, retornou ao posto máximo do Sindicato.

Com sua persuasão, tem conseguido mobilizar a categoria na árdua luta. Exemplo disso é que na última paralisação conseguiu reunir centenas de trabalhadores, mesmo embaixo de muita chuva. No entanto, Mara sabe das dificuldades que ainda terá de enfrentar para melhorar as condições de trabalho e conseguir salários mais dignos para a categoria.

CONFIRA A ENTREVISTA!

Servidora há mais de 30 anos, Mara defende os Sindicatos como ferramentas de transformação
e o diálogo para a superação das barreiras
1) Como começou sua vida de sindicalista?
Fui uma das fundadoras do Sindicato, que surgiu em 1988, pouco tempo após a liberação da organização sindical do funcionalismo público. Antes, participava ativamente, por meio de uma associação que representava os Servidores, da luta pelo reconhecimento do magistério e criação da LOM (Lei Orgânica do Município). Isso me proporcionou um conhecimento maior das necessidades da categoria e a confiança de estar no caminho certo.

2) Foi difícil o período de estruturação?
Muito difícil. Era algo novo. A liberação de Servidor público se sindicalizar tinha sido autorizada recentemente. Era algo novo. A Administração ainda não aceitava, e o trabalhador não entendia direito como funcionava. Foi um trabalho muito árduo até chegarmos à organização que temos hoje.

3) Descreva o trabalho realizado pela equipe.
De vital importância. Não só para o Servidor como também para a cidade. Acredito que o Sindicato deveria ser visto como o mediador da qualidade do serviço a ser prestado à população. Os prefeitos deveriam entender que somos um elo que permite uma melhor integração com a outra parte da máquina: o Servidor. Infelizmente não é o que acontece. Os Gestores, ao invés de nos enxergarem como parte necessária do processo, tem-nos como verdadeiros inimigos. É lamentável.

4) O diálogo seria o mais correto?
Com certeza. Mas não é o que vemos hoje - e estou falando de todas as esferas do País. O patrão nos vê como escravos; não como prestadores de serviços. Eles não entendem que quando maltratam e exploram o Servidor interferem diretamente no serviço prestado. Quem ganha ou perde com isso é a Administração, que fica mal vista e a população que perde na qualidade do serviço.


Atuante politicamente, é figura certa em movimentos que buscam o bem-estar do trabalhador e da comunidade

5) Como tentar mudar essa realidade?
É muito difícil. É uma cultura enraizada no País, mas acredito que as mesas de negociações são um bom começo. Nelas é possível que as duas partes se manifestem em proporções iguais. Também defendo que mudanças só surgirão quando discutirmos com mais amplitude o real papel do Sindicato. Temos que mostrar para os patrões e para a sociedade que não somos inimigos e que podemos ajudar muito, pois somos capazes de detectar e pontuar as demandas e os anseios da categoria. Isso certamente serve para contribuir para uma prestação de serviços mais efetiva.

6) Diante de todos os problemas enfrentados como tem sido sua gestão?
Apesar de tudo conseguimos importantes avanços desde que fui eleita. Antes de 1988 os professores, por exemplo, eram comparados com encarregados operacionais. Lutamos e conseguimos que a categoria tivesse seu plano de carreira específico. Acredito que isso foi, entre outras, uma das principais ações da nossa administração. Além de dar um salto de qualidade na vida do profissional, o plano influenciou positivamente na qualidade do ensino prestado em São Vicente.

7) Poderia pontuar outras vitórias?
Nesses quase 20 anos trabalhamos muito e fomos recompensados com vitórias importantes. Somos pioneiros em beneficiar o Servidor aposentado com vale-alimentação e cesta básica. Também avançamos na questão da saúde. Nos preocupamos com o bem-estar do trabalhador. Fomos um dos primeiros Sindicatos no País a criar o Instituto de Previdência do Funcionário Público e agora estamos trabalhando para criar o Estatuto da Saúde do Servidor, que será uma grande conquista.


Sua liderança contagia a todos que a cercam; até mesmo sob muita chuva consegue mobilizar os Servidores

8) Tem encontrado dificuldades nessas lutas?
As dificuldades sempre existiram e vão existir. Faz parte do processo. No entanto, combatemos a intransigência da Administração com mobilizações e paralisações. Somente este ano já foram 6 greves deflagradas pelos Servidores da cidade. Falta de pagamento de salários e benefícios foram os estopins das manifestações. No último dia 5 de outubro aconteceu a última, mas não descartamos outras enquanto nossos direitos não forem respeitados.

9) Como o Sindicato acompanha a situação atual da Prefeitura?
Com muita preocupação. A Prefeitura está quebrada. Em Administrações anteriores era comum o atraso de benefícios. Nessa, está recorrente o atraso de salários. O Servidor não tem culpa de uma gestão mal feita. A compra do supermercado, a farmácia, o transporte e outras contas não esperam. Enquanto isso, o prefeito encheu a Prefeitura de comissionados e fica alegando que não tem dinheiro para pagar Servidor concursado. Isso nós não vamos aceitar e nossa luta continuará.

10) Para finalizar. Que mensagem você deixa para os Servidores de São Vicente?
Gostaria de olhar no olho de um por um e agradecer pelo apoio que temos recebido ao longo de nossa gestão à frente do Sindicato. Quero reafirmar nosso compromisso de continuar lutando em defesa do trabalhador. Não temos medo de cara feia e nem de má vontade do prefeito. No que depender do Sindicato o Servidor de São Vicente pode ficar tranquilo que ninguém vai desrespeitar os direitos adquiridos ao longo de anos de trabalho.

Prestes a completar 20 anos à frente do Sindicato que ajudou a fundar, Mara é exemplo de luta e determinação

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja cnosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Confira mais notícias

 
Toninho do Diap palestra para representantes de mais de 70 Sindicatos do setor público
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores