Home Home Home Home Home Home Home

Notícias São Paulo, 9 de março de 2016
AMERICANA - Após quase um ano de persistência
na Justiça, setor da Guarda volta a receber adicional


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Americana (SSPMA) conquistou hoje (9) uma grande vitória. Após quase um ano na Justiça, o processo que pedia a volta do pagamento da periculosidade aos demais funcionários da Guarda Civil Municipal (GCM) foi julgado. A Justiça entendeu como certo os demais departamentos dentro da GCM (faxineiros, cozinha, recepção, etc) receberem o adicional nos salários, assim como os Guardas já recebiam.

ENTENDA MELHOR - Em fevereiro de 2014, quando o adicional de risco dos GCMs que era 30% foi ampliado para 50%, a lei municipal previu também a extensão do benefício aos demais Servidores do setor. Em junho de 2015, a Prefeitura, querendo cortar custos, entrou com uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) e conseguiu uma liminar suspendendo os efeitos da lei. Isso prejudicou muitos trabalhadores e o Sindicato foi até a Justiça para ser revista a decisão.

DIVISOR DE ÁGUAS -
Como a intervenção de terceiros é vedada nas ações diretas de inconstitucionalidade (ADI), o advogado da Fesspmesp e procurador da CSPM, Dr. Jamir Menalli, usou de um instrumento chamado Amicus Curiae (amigos da corte). Ele afirma: “Com a utilização deste instrumento, ingressamos com pedido no Tribunal de Justiça para que fosse analisado. Os argumentos foram aceitos pelos 21 desembargadores e sua apresentação resultou até na compreensão do próprio relator do processo que julgou improcedente a proposta de ADI emitida pela Prefeitura. Com isso, garantimos a vitória dos companheiros de Americana”.

JUSTIÇA - Depois de tanto tempo, a partir do próximo mês, o pagamento do adicional de risco voltará a ser pago. O secretário-geral do SSPMA, Rogério Vanzo, falou com nossa equipe: "Mais uma vez, a união do funcionalismo apresentou ganhos concretos ao setor. Fomos firmes na ação que era totalmente legal e a Justiça ficou do lado do trabalhador. Agora esperamos que a Prefeitura acate a lei. E vamos fiscalizar de perto todo esse trâmite".

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

GCM de Americana - Após muito esforço do SSPMA os setores dentro da Guarda voltarão a receber o adicional

Confira mais notícias

 
Presidente na Estrada vai até Barueri conhecer de perto as ações do José Raimundo Neto
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores