Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 12 de abril de 2016
ENTREVISTA - Padre Vito, de Aparecida: "Nossa mobilização é capaz de garantir grandes ganhos"

Presidente Aires Ribeiro entrega ao Padre Vito agendas especiais de comemoração aos dez anos da Federação

Mais uma terça com entrevista especial da Federação. Conversamos hoje (12) com Valdecir de Oliveira, mais conhecido como Padre Vito. Ele é presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aparecida, onde participa ativamente desde sua fundação em 1997. Passou por vários cargos na entidade e atualmente está em seu segundo mandato na presidência.

O companheiro tem 44 anos, dos quais 28 são dedicados ao funcionalismo público. Seu cargo na Administração, é Operador de Máquinas Pesadas. Em uma conversa informal com nossa equipe de comunicação ele contou sobre sua luta em Aparecida e quais as últimas conquistas obtidas para o funcionalismo. Confira esse bate-papo. VALE A PENA LER E COMPARTILHAR ESSA ENTREVISTA!

Valdecir de Oliveira ou Padre Vito para aqueles
que já o conhecem há bastante tempo, tem
44 anos e há 28 faz parte do funcionalismo
1) Conte sobre sua história no Sindicato.
Fiz parte da fundação em 8 de agosto de 1997. Ainda não era dirigente, mas já atuava como colaborador. Era uma luta antiga. Desde 1993, tentávamos erguer nosso órgão representativo, mas a burocracia nos impediu. Felizmente o grupo sempre foi forte e muito perseverante. Conquistamos a Certidão Sindical legitimando nosso trabalho e, assim, partimos para negociar com a Prefeitura.

2) Quais as primeiras mudanças?
Conseguimos mudanças concretas para o funcionalismo. Uma das principais é a negociação salarial e a instituição da data-base no mês de março. Se tratando de ganhos, nós garantimos uma folga para o trabalhador no dia do seu aniversário e a ampliação da licença-maternidade para 180 dias. Outras coisas
só foram possíveis obter graças ao esforço também
do nosso Jurídico.

3) Existem pendências ainda?
Nossa luta atual é a aprovação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) da categoria. Realizamos diversos estudos e pressionamos a Administração para contratar uma empresa para desenvolver o projeto e conseguimos finalizar a primeira etapa. Se tudo der certo, em 2 de junho, o PCCS irá para votação na Câmara dos Vereadores.

4) Como é combatido o assédio moral?
Tínhamos muitas denúncias por aqui. Para coibir essa prática, fomos com tudo pra cima e garantimos a aprovação da "Lei do Assédio Moral". Ela estipula o seguinte: uma comissão composta por um membro do Sindicato, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Poder Legislativo e Poder Executivo são os responsáveis por analisar as denúncias e abrir sindicância. Da nossa parte também abrimos processo criminal para que a prática não mais se repita.


O companheiro é presença certa em eventos da Federação. A Regional Aparecida é atuante dentro da Macro 1

5) E os ganhos salariais nos últimos anos?
Pra vocês terem uma ideia, em 2001, quando efetivamente assumi o cargo de dirigente, o menor salário era de R$ 216,00. Hoje, o menor salário é de R$ 1.114,00. Isso só foi possível graças à nossa pressão constante para obter esse aumento. Apesar de não ser o valor ideal, nós valorizamos essa conquista, pois trata-se de um trabalho feito aos poucos, porém com resultados expressivos.

6) Como foi a Campanha Salarial 2016?
Conquistamos o reajuste salarial de 11% nos salários do funcionalismo. Em meio à crise em todo País sabemos ser um índice bem satisfatório. Apesar deste ganho não paramos. Estamos participando ativamente da Comissão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para garantir que em 2017, consigamos a implantação do cartão-alimentação para o Servidor.

7) Alguma precisou parar na Justiça?
Este ano não, mas já vivenciamos várias situações as quais precisamos apelar para a Justiça. Inclusive algumas multas já foram aplicadas à Prefeitura por conta de estar agindo de modo incorreto. O maior exemplo é a falta de EPIs (Equipamento de Proteção Individual). Fomos pra cima e, uma vez sem a solução da Administração, o juiz resolveu.


Uma das maiores preocupações é realizar uma gestão transparente. Padre Vito foi reeleito presidente em 2013

8) Quais os planos traçados para este ano?
Aguardamos em breve a concessão de um terreno para construção da Área de Lazer do Servidor, antigo sonho nosso que deverá sair logo do papel. Esse é um dos meios de devolvermos o investimento do trabalhador em nossa atuação. Vamos assegurar um bom lugar, de fácil acesso,
e atender as expectativas dos trabalhadores, e quem sabe, até mesmo superá-las.

9) E o seu trabalho na Fesspmesp (Federação dos Servidores)?
Faço parte de diversas mobilizações quando posso. Aparecida é presença certa nos eventos organizados pela Macro 1 - Mauá - em nossa região. Nas últimas semanas estivemos em Guaratinguetá e Cachoeira Paulista para assegurar ganhos para os trabalhadores destas cidades. Nossa união tem garantido um funcionalismo mais forte e cada vez mais organizado.

10) Deixe uma mensagem para os Servidores de Aparecida.
Peço a todos a paciência de sempre para resolvermos todos os problemas um a um. A luta não acabou. Muito pelo contrário - ela sempre se renova. 2016 é um ano promissor e 2017 mais ainda. Saibam poder contar não só com o Padre Vito, mas com todos meus companheiros de diretoria. Seremos cada vez mais uma categoria vitoriosa. Um forte abraço!

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Empenhado na luta pela valorização do funcionalismo, Padre Vito não mede esforços para combater injustiças

Confira mais notícias

 
Presidente na Estrada em Itu chega na 9ª edição ainda mais fortalecido. CURTA! ASSISTA!
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores