Este mês é celebrado o movimento Novembro Azul. A campanha tem o intuito de conscientizar homens quanto à prevenção do câncer de próstata. A doença atinge milhares de pessoas todos os anos. Cerca de 10% dos homens, após os 50 anos, são vítimas. Conforme o envelhecimento, as chances crescem, podendo acometer 50% dos homens aos 75 anos.
Quase metade dos brasileiros nunca foi ao urologista e, até o final de 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado. Isso pode ser evitado ao realizar o exame preventivo a partir dos 40 anos, ou se há histórico na família, até antes disso.
HISTÓRIA - O Instituto Lado a Lado pela Vida (www.ladoaladopelavida.org.br) criou, em 2008, a campanha "Um Toque, Um Drible", para quebrar tabus em relação aos exames preventivos. A campanha permanece ativa durante o ano todo. Em 2012, o instituto foi pioneiro ao lançar no Brasil o Novembro Azul. Hoje, a campanha é uma referência mundial.
DADOS - Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais recorrente em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.
Mais informações, acesse www.novembroazul.com.br |