O Sindicato dos Servidores de Itapira (SSPMI) esteve reunido com a secretaria de saúde para cobrar respostas sobre o descumprimento de decreto municipal. Em 2004 foram estipuladas regras para os funcionários do Hospital Municipal que fazem jornada 12x36, com direito a duas folgas por mês, mais os pontos facultativos e feriados. A administração não tem concedido folgas correspondentes aos feriados e pontos facultativos.
Segundo Cristina Helena Gomes, presidenta do SSPMI, os funcionários tinham direito a uma folga a mais em caso de ponto facultativo ou feriado, e a prefeitura não está cumprindo o que determina o decreto. "Nesses casos, a folga passaria para três ou ainda seria pago como hora extra, sendo: 50% em pontos facultativos e 100% nos feriados nacionais".
Outro ponto - Também foi debatido o pagamento dos 40% da insalubridade, que ainda não foi regulamentado conforme combinado anteriormente com a direção do Sindicato. Deve-se ainda computar o desconto sobre o valor da insalubridade na aposentadoria. Essa regulamentação beneficiará todos os funcionários que recebem o adicional.
Cristina também defendeu o pagamento da insalubridade ou periculosidade dos funcionários da recepção, cozinha e outros setores do hospital. "Se na hora de sair do hospital o funcionário tem que tomar banho e trocar a vestimenta é porque existe contaminação, então por que não pagar o adicional?"
O Sindicato aguarda um posicionamento do governo municipal sobre os assuntos tratados com a secretaria. Acompanhe todo o desenrolar em nosso site e nas redes sociais da Fesspmesp.
Mais informações, acesse www.sspmi.com.br
Leia também
Itapira: Professores cobram o cumprimento da lei de jornada e carga suplentar |