Home Home Home Home Home Home Home

Editorial São Paulo, 2 de setembro de 2013
As lições de Itirapina

Quando o governo brasileiro, comandado pelo então presidente Lula, ratificou a Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) tinha clareza da importância do ato para os Servidores de todo o País. Depois de participar de muitos eventos relacionados ao tema, tenho comigo a certeza de que a mesma já é aplicável.

O respeito e o reconhecimento da representação das entidades sindicais e seus dirigentes, o direito de negociar com o administrador público e a aplicação do negociado são fatores que as administrações devem seguir. O que fica pendente são as formalidades e os encaminhamentos. Portanto, é inadmissível que os prefeitos continuem se achando no direito de decidir se negociam ou não com as entidades ou até mesmo de escolher com quem irá negociar.

Exemplo - Itirapina é a prova de que ainda existem, e muitos, maus administradores. Foi necessária a intervenção da nossa Federação, para que o prefeito negociasse a situação da greve dos Professores, que durou cinco dias (saiba mais aqui). A exigência do prefeito foi que a presidenta do Sindicato, Claudete Oliveira, não estivesse na reunião.

O que os governantes precisam entender é que as questões coletivas e os problemas da comunidade estão acima das questões pessoais e individuais. Tenho visto sempre o dirigente sindical abrindo mão de suas prerrogativas em favor dos representados.

O que os engrandecem muito, enquanto líderes e pessoas humanas, na contrapartida alguns prefeitos acham que estão fazendo sucesso em não receber este ou aquele dirigente. A atitude separa o joio do trigo, o bom administrador e o administrador medíocre.

Os últimos acontecimentos devem servir de alerta para que os dirigentes ligados à nossa Federação estejam, sempre, atentos e denunciem os maus gestores e maus políticos para que sejam banidos definitivamente da política.

Aires Ribeiro é presidente da Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais), do Sindicato dos Servidores de Americana e Nova Odessa e da nova Confederação
dos Servidores Municipais.
Clique aqui e saiba mais sobre a última entidade.


27/6/2013 - Copa e Manifestações
29/3/2013 - Federação de direito e de fato
29/3/2013 - Obrigado, companheiros!
9/3/2013 - Greve organizada e vitoriosa
27/2/2013 - Servidor em peso na 7ª Marcha
11/12/2012 - Alegria e preocupação
6/11/2012 - Comunicação forte
7/8/2012 - Ato institucional da Dilma
31/7/2012 - Caminhar com determinação

 
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações

Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores