GUARATINGUETÁ – Paralisação dos Coletores garante solução de graves problemas do setor
O Sisemug (Sindicato dos Servidores Municipais de Guaratinguetá), com o apoio do Sindicato dos Condutores e da CUT (Central Única dos Trabalhadores), liderou uma paralisação dos Coletores de lixo hoje (14) de manhã. O setor reivindica melhores condições de trabalho, com atenção especial para as horas excessivas de trabalho. Alguns trabalhadores relataram fazer 13 horas de jornada seguidas! Também gritaram palavras de ordem para a falta de suporte para suas atividades do cotidiano.
TEM MAIS – Os companheiros reclamam da falta de uniformes, falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), dos caminhões quebrados, falta do café da manhã e de local adequado para a espera do caminhão. Após ser feita a primeira coleta, o motorista vai até a cidade de Cachoeira Paulista, que fica duas horas de Guaratinguetá, neste meio tempo os demais da equipe estão desamparados. Mais itens são reivindicados e a pauta completa está disponível no site e redes sociais do Sisemug.
SOLUÇÃO – Depois de uma longa conversa com os diretores da Codesg (responsável pela coleta de lixo) e muita resistência dos mesmos, o Sisemug conseguiu que algumas importantes questões fossem resolvidas. A partir de agora, nenhum coletor ficará na rua esperando o caminhão voltar de Cachoeira Paulista e nenhum caminhão sairá para a coleta com menos de três coletores para a realização dos trabalhos. Na próxima segunda os Servidores terão disponibilizados protetores solares e óculos de sol. Os uniformes, crachás e o café da manhã serão providenciados para a primeira quinzena de janeiro.