5º Congresso de Mulheres Sindicalistas da Fesspmesp reúne 15 cidades, reafirma posicionamento e estabelece ações

5º Congresso de Mulheres Sindicalistas da Fesspmesp reúne 15 cidades, reafirma posicionamento e estabelece ações

O 5º Encontro de Mulheres Sindicalistas da Fesspmesp, liderado pela companheira Clícia Mara Silva Damaceno (responsável pela Secretaria da Mulher), retornou em grande estilo. Com o tema “Brilhamos e fazemos a diferença”, o evento que não ocorria desde 2016, reuniu sindicalistas de 15 cidades do Estado, dia 12 de abril, em Peruíbe, na Colônia de Férias do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente – SindServSV.

O ponto culminante do Congresso foi a definição de que cada presente se engajará em uma campanha eleitoral para apoiar uma mulher nestas eleições municipais 2024 (em breve traremos mais detalhes). Além disso, o evento teve palestras sobre equilíbrio emocional, saúde da mulher e destacou a importância da mulher na política. Também houve sorteios, bingo, comes e bebes, e muita emoção durante a confraternização.

FALA AÍ, SECRETÁRIA CLÍCIA 📢

“Foi emocionante! Valeu todo o esforço e engajamento nos preparativos. Agradecemos imensamente a presença das companheiras, a confiança do presidente Aires e as articulações do secretário de finanças Rubens, que nos concedeu total apoio na realização do evento.

 

Destaco a contribuição de brindes dos Sindicatos dos Servidores Municipais de São Vicente, Arujá, Mogi das Cruzes, Osasco, Itaquaquecetuba e Itu. As lideranças destas entidades foram também importantíssimas na execução e sucesso do Congresso. Portanto, meu sentimento é da mais elevada gratidão a todos.”

➡️ CONFIRA CADA DETALHE DO CONGRESSO

11 DE ABRIL – Muitas companheiras começaram a chegar e foram recepcionadas pela secretária Clícia. Se instalaram na Colônia e degustaram, à noite, de uma deliciosa pizza. Em seguida, descansaram para ficarem recarregadas, pois o dia seguinte seria intenso.

12 DE ABRIL – Às 9 horas, começamos a servir um saboroso ☕ café, quando as companheiras e companheiros tiveram a oportunidade de conversarem, inclusive, das expectativas do Congresso.

Mais tarde, às 10 horas, iniciou pra valer o evento. A composição da mesa de abertura contou com as lideranças Aires Ribeiro, Rubens Fagundes, Mara Valéria, Clícia, Renata Parnaíba de Melo (dirigente sindical e vereadora) e Elci Luciane Faustino, tesoureira do Sindicato dos Servidores de Salto de Pirapora.

As falas foram de exaltação às mulheres e o coro de repúdio ao machismo estrutural e enraizado, além da luta permanente feminina por valorização e respeito, ganharam destaques e foram pronunciadas por todas as lideranças que compuseram a mesa.

PRIMEIRA PALESTRA 🧠

Deborah Karine, psicóloga, falou sobre o tema: “Saúde Mental – Autoconhecimento, propósito e atitude”. Foi incrível! As companheiras participaram amplamente, se emocionaram e puderam ser ouvidas, destacando assim os desafios diários com as pressões avassaladoras impostas na vida de uma liderança sindical e política.

Após a primeira palestra, brindes foram sorteados e realizamos dinâmica de valorização pessoal e amor próprio. Todas as presentes participaram e aprovaram.

SEGUNDA PALESTRA 🧘🏽‍♀️

Em seguida, foi a vez de Edmila Santa Rita (fisioterapeuta, doula, psicanalista clínica, proprietária da “Saros Bem-Estar”, uma empresa voltada para criação de ações em educação, em saúde e bem-estar, e mestranda em Neuropsicanálise).

Edmila abordou o tema: “Saúde da Mulher – Uma vida de cuidados e satisfação”. A participação também foi ampla e a palestra durou uma hora e dez minutos com sensação de 15 minutos. Tema relevante, mas leve, tranquilo e prazeroso.

🍝 DELICIOSO ALMOÇO

Às 13 horas, servimos um delicioso almoço. Nada deixou a desejar. Comida saborosa, no ponto, com variedades de alimentos, muita salada e sobremesas. TOP DEMAIS!

TERCEIRA PALESTRA 🗣️

Para encerar o ciclo de palestras, contamos com a participação da vereadora Luciana Bernardo (eleita em 2020 pelo PDT em Itatiba, formada em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco e idealizadora do Projeto Lei-Tura – “A lei que muda o mundo”). Luciana tratou com muita propriedade o tema: “Mulher na Política (a importância do engajamento feminino e a luta por valorização e reconhecimento)“.

Após a terceira palestra, os sorteios retornaram para valer e três rodadas de bingo foram efetivadas, trazendo alegria, descontração e muita “adrenalina”. O cantador do bingo, aliás, o mestre dos cantadores de bingo, foi Aires Ribeiro, que com domínio absoluto garantiu muitas risadas.

FALA AÍ, PRESIDENTE AIRES RIBEIRO 📢

“Parabenizo todas as mulheres presentes, a companheira Clícia e o secretário de Finanças Rubens. Quando a Clícia nos procurou disse que o evento iria ocorrer e assim foi. Precisamos ter vontade, vencer os obstáculos e fazer as coisas acontecerem. Temos um grupo forte e necessitamos explorar as qualidades individuais para o coletivo ficar ainda mais forte. Que venha o 6º Congresso de Mulheres Sindicalistas da Fesspmesp, porque o 5º foi espetacular.”

👥 CIDADES PRESENTES NO EVENTO

São Vicente, Itaquaquecetuba, Herculândia, Nova Odessa, Itapecerica da Serra, Guarujá, Americana, Osasco, Cotia, Salto de Pirapora, Mongaguá, Jaguariúna, Guarulhos, Suzano e Peruíbe.

MAIS IMAGENS DO CONGRESSO 📸

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *