ENTREVISTA – Daniel Vieira Freitas, de Itapecerica: “Nunca parem de lutar, pois somos um Sindicato forte!”

ENTREVISTA – Daniel Vieira Freitas, de Itapecerica: “Nunca parem de lutar, pois somos um Sindicato forte!”

A cidade de Itapecerica da Serra conta com um dirigente muito determinado e que não foge dos problemas. Por isso decidimos conhecer um pouco mais sobre ele. O entrevistado dessa semana
é o Daniel Vieira Freitas, diretor de eventos do SFPMIS (Sindicato dos Funcionários Públicos Municiais de Itapecerica da Serra). Um homem de muita garra que luta constantemente contra injustiças.

Casado com Andreia e pai da Milena, Daniel é itapecericano e Professor de Educação Física. Está há 17 anos na Prefeitura e já passou por muitas dificuldades na luta em prol dos direitos dos Servidores. Aos 40 anos de idade, ele se sente honrado em poder batalhar todos os dias ajudando os companheiros da sua cidade natal. Além disso, Daniel tenta sempre ser presente na vida da familia.

CONFIRA ABAIXO A ENTREVISTA

Daniel Vieira Freitas é um sindicalista de destaque que exerce muito bem a função de diretor de eventos do Sindicato de sua cidade1) Nos conte um pouco sobre a sua família.
Sou natural de Itapecerica da Serra. Meus pais sempre foram muito presentes na minha criação. Minha mãe é uma dona de casa dedicada que cuidou de mim e do meu irmão com muito esmero, enquanto meu pai saía para trabalhar todos os dias de manhã. Ele exercia a função de torneiro mecânico e gostava muito do seu trabalho. Infelizmente ele faleceu quando eu completei meus 18 anos. Já o meu irmão é um ótimo músico.

2) O Sindicato toma muito do seu tempo? Como você concilia a sua carreira sindical com a família?
Tenho muito trabalho no Sindicato, e que só aumenta. Não podemos ficar parados nunca, isso significa que a correria faz parte do meu dia a dia. Agradeço todos os dias pela esposa companheira que eu tenho. Ela sempre me dá o suporte que eu preciso e graças a ela eu consigo dosar meu tempo de forma muito justa.

3) Quais profissões você já exerceu? O que levou você a escolher a vida de funcionário público?
Comecei a trabalhar quando tinha 17 anos, muito novo e não sabia qual a área que eu queria seguir. Eu exercia a função de Soldador na empresa Itapostes. Quando fiquei desempregado, alguns anos mais tarde, não consegui arrumar emprego. Fiquei sabendo por intermédio de alguns amigos sobre um concurso público em 1999, prestei e passei, mas só em 2000 fui chamado, fiquei muito feliz ao saber a estabilidade que conquistei.

4) Porque, entre tantas funções que você poderia exercer, decidiu ser sindicalista?
Quando eu assumi meu cargo fiquei perdido, não conseguia entender a razão dos funcionários públicos mais antigos serem tão acomodados. Eles aceitavam tudo o que era mandado sem nem pestanejar. Decidi ir atrás da associação que cuidava dos Servidores. Eu e alguns amigos, inclusive o Adalberto Félix, atual presidente do Sindicato de Itapecerica, decidimos formar uma chapa e transformar a entidade em um Sindicato bem forte e prestativo, para lutar pelos direitos dos Servidores.

5) Como é a relação da entidade com a Administração do município de Itapecerica?
Atualmente a Administração nos vê como empecilho. Estamos sempre tentando estabelecer uma
boa comunicação para que nenhum dos lados saia prejudicado. Infelizmente em algumas ocasiões
não conseguimos ter um bom diálogo, o que acaba ocasionando brigas e desentendimentos. Mas
ao mesmo tempo conseguimos fazer alguns progressos em prol dos Servidores de Itapecerica.

6) Qual a importância da Copa anual de futebol do Sindicato para os Servidores ?
É sensacional para estabelecer laços entre os funcionários e familiares. Hoje em dia temos uma cultura marcada pelo capitalismo, a qual muitas vezes transformam os trabalhadores em robôs programados para trabalhar. Isso faz os funcionários não terem tempo para se divertir ou até mesmo para conhecer os companheiros de trabalho. A copa transforma a relação de trabalho em algo mais forte e tira os trabalhadores da situação de robôs, levando diversão para o cotidiano de cada uma deles.

7) Conte um pouco sobre como conheceu a nossa Federação.
Desde seu nascimento, a Federação vem fazendo um trabalho digno e justo. Todos os Servidores podem acompanhar isso, graças a comunicação ampla que ela estabelece. Certo dia o Adalberto chegou em mim e perguntou qual era a minha posição em relação à Federação. Imediatamente fui procurar saber um pouco mais e percebi o quanto ela nos ajudaria na luta sindical que enfrentamos.

8) Qual a maior qualidade que um bom dirigente sindical deve ter, em sua opinião?
Um dirigente precisa ter muitas qualidades em seu currículo, mas eu diria que a principal delas
é ter atitude. O trabalhador nem sempre tem peito para enfrentar os coronéis que assumem o poder unicamente pelo dinheiro, sem se importar com o bem-estar dos Servidores. E é por essa razão que o dirigente tem que estar firme e forte e ter a atitude de enfrentar todos os desafios que vêm pela frente.

9) Quais ações você destaca no Sindicato e o que podemos aguardar para o futuro?
Temos orgulho de tudo que conseguimos conquistar esse ano. Lutamos muito por toda a categoria,
e o destaque dessa luta é, com toda certeza, o reajuste salarial. Não foi fácil, mas depois de muito diálogo conseguimos essa vitória. Outra grande conquista é o nosso clube, desenvolvido e pensado
no bem estar dos Servidores. Temos muitos projetos para serem colocados em prática ainda, mas em outubro a festa das crianças está mais que garantida, uma ótima comemoração para toda a familía.

10) O que você tem a dizer sobre Aires Ribeiro e seu trabalho na Federação?
Aires é um homem de muita fibra, com um coração imenso e pronto para dar apoio a cada Sindicato. Eu sou muito honrado de poder conhecer alguém tão altruísta quanto ele. Além disso, o presidente
da Federação não para, está a cada semana em lugar novo conhecendo as dificuldades de cada companheiro e auxiliando na luta contra os desmandos inapropriados deste Governo corrupto.

11) Agora você poderia deixar uma palavra para os Servidores de Itapecerica da Serra.
As vezes a esperança tenta ir embora, mas eu peço aos companheiros que não a deixem ir. Nunca parem de lutar pois, ao lado de vocês está um Sindicato forte e atuante que não vai deixar ninguém
ser prejudicado. Temos muita sorte de ser a entidade responsável por um povo tão guerreiro como
os funcionários públicos de Itapecerica, e nós queremos que vocês também sintam orgulho de nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *