Home Home Home Home Home Home Home

Editorial São Paulo, 30 de abril de 2014
Organização tem sido nosso forte

Companheiro(a): quando analisamos a atual conjuntura em que vivem os municípios, em especial os paulistas, observamos o surgimento de vários conflitos. Espalhados pelas diversas esferas sociais, esses conflitos passam pela organização dos trabalhadores, por melhores condições de trabalho e pelo descontrole financeiro das cidades.

Melhores organizados e preparados para lutar por seus diretos, os Servidores têm conquistados significativos avanços. E isso tem proporcionado muitos ganhos. Salários mais justos, com aumento real, e muitos avanços nas questões sociais, inclusive nas condições e no ambiente de trabalho.

Também temos avançado nas questões trabalhistas, com jornadas mais justas e dignificantes, além de melhorais nos setores de medicina e segurança.

No entanto, na contramão da organização dos trabalhadores, temos presenciado o despreparo de muitas administrações municipais. Desinformadas, desatualizadas e com gestores arcaicos, que se utilizam de artifícios da ditadura para se manterem no poder.

Além disso, muitos municípios estão com suas finanças em estado caótico. O descontrole financeiro se reflete, em muitos casos, pela inexperiência administrativa que leva o administrador a assumir serviços de competência do estado e do governo federal sem ter o devido aporte financeiro. Isso acaba por inchar a máquina pública e onerar a folha de pagamento.

E tudo isso sem falamos das terceirizações, quarteirizações, Organizações Sociais (OS), ONGS e comissionados, todos saúvas que consomem o orçamento municipal.

Nossa Federação tem feito um bom trabalho e toda a diferença na organização e fortalecimento dos Sindicatos do setor público. Temos atuado em prol da unidade sindical e com o espírito solidário. Além do trabalho de campo, com destaque para as mobilizações contra os maus patrões, estamos dando todo o suporte que vai desde análise de números financeiros a orientação das assembleias, preparação e participação nas greves. E, quando preciso, vamos com o Sindicato até à mesa de negociação.

Estamos no caminho certo. E com a sua participação, companheiro, com muito trabalho e planejamento, vamos avançar ainda mais.

Aires Ribeiro é presidente da Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais), e da nova Confederação dos Servidores Municipais e tesoureiro do Sindicato dos Servidores de Americana (SSPMA). Clique aqui e saiba mais sobre a Confederação


12/2/2014 - Respeito é bom e o Servidor merece
4/2/2014 - Eleições 2014 e a nossa posição
2/12/2013 - 2013: um ano inesquecível
20/11/2013 - Regulamentar não é restringir
16/10/2013 - Agradeço o apoio de todos
12/9/2013 - Mutirão no setor público
2/9/2013 - As lições de Itirapina
27/6/2013 - Copa e Manifestações
29/3/2013 - Federação de direito e de fato
29/3/2013 - Obrigado, companheiros!
9/3/2013 - Greve organizada e vitoriosa
27/2/2013 - Servidor em peso na 7ª Marcha
11/12/2012 - Alegria e preocupação
6/11/2012 - Comunicação forte
7/8/2012 - Ato institucional da Dilma
31/7/2012 - Caminhar com determinação

 
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações

Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores